Quando em 1822, D. Pedro I montado em seu cavalo, segurando uma espada gritou às margens do Ipiranga: "Independência ou morte!", não sabia que Vasco e Bahia lutariam por sua própria independência 197 anos depois no Campeonato Brasileiro.
No Dia da Independência, o "Caldeirão de São Januário" vai voltar a ferver neste sábado (7), às 11h, na partida entre Vasco e Bahia, válido pela 18ª rodada.
O time vascaíno tem 20 pontos, está na 15ª posição na tabela de classificação e contará com os 22 mil vascaínos para empurrar a equipe para mais uma boa apresentação.
Sem o volante Richard e o atacante Talles Magno, o técnico Vanderlei Luxemburgo deve optar por Fellipe Bastos na marcação e Danilo Barcelos mais avançado para começar a partida. Durante o coletivo da última quinta-feira, porém, ele chegou a testar o jovem Gabriel Pec, de apenas 18 anos, que vem se destacando nos treinamentos do Vasco, já que Bruno César e Valdívia, nem foram relacionados para a partida.
O Bahia, por sua vez, apresenta mistério tanto em nomes como no esquema tático. O técnico Roger Machado pode escalar dois ou três volantes. Ronaldo e Guerra disputam posição no meio-campo, enquanto Élber e Arthur Caíke lutam por vaga mais à frente. Artur, com a seleção olímpica, é desfalque.
O Bahia está na parte de cima da tabela: é o oitavo colocado, com 27 pontos. A equipe venceu suas das últimas partidas e conta com outro bom resultado para seguir na briga pelo G-6 e a subsequente classificação para a Libertadores.
FICHA TÉCNICA
VASCO X BAHIA
Local: São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)
Horário: 11h (horário de Brasília)
Árbitro: Caio Max Augusto Vieira (RN)
Assitentes: Guilherme Dias Camilo (MG) e Jean Marcio dos Santos (RN)
Árbitro de vídeo: Emerson de Almeida Ferreira (MG)
VASCO: Fernando Miguel; Yago Pikachu, Henriquez, Leandro Castan e Henrique; Fellipe Bastos, Raul e Marcos Junior; Danilo Barcelos, Rossi e Marrony.
Técnico: Vanderlei Luxemburgo
BAHIA: Douglas; Nino Paraíba, Lucas Fonseca, Juninho e Moisés; Gregore, Flávio e Ronaldo (Guerra); Élber (Arthur Caíke), Lucca e Gilberto.
Técnico: Roger Machado