Uma cobra assustou, na manhã desta quarta (11), passageiros que embarcavam na estação do BRT Boiúna, no bairro da Taquara. A jiboia de, aproximadamente, dois metros apareceu no calçadão do BRT e foi resgatada por uma estudante de biologia. Os agentes ambientais da Guarda Municipal do Rio (GM-Rio) e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMAC) foram acionados e compareceram à estação para fazer a retirada.
A equipe foi informada pela central 1746 que o animal havia sido recolhido por uma pessoa e que estava em uma residência na Estrada do Boiúna.
Os agentes chegaram ao local onde estava a jiboia, e a moradora explicou que era estudante de biologia e que remanejou o animal silvestre por receio que atacasse alguém.
A jiboia foi examinada pela equipe da Secretaria de Meio Ambiente e solta no Parque Natural Municipal de Marapendi, no Recreio dos Bandeirantes.
O Portal Eu Rio entrou em contato com a Prefeitura do Rio para saber mais sobre o caso e quais os procedimentos a serem tomados quando um animal silvestre aparece fora de seu habitat. A Prefeitura do Rio respondeu em nota que “orienta a população a acionar os agentes ambientais por meio da Central 1746, caso flagrem animais silvestres em área urbana na cidade do Rio ou em qualquer situação de risco fora do seu habitat para um resgate seguro. O manuseio não é aconselhável e muito menos tentar afugentá-los, pois pode agravar qualquer lesão que os animais apresentarem. A Central 1746 funciona 24 horas".