Equilíbrio. Assim podemos definir os alvinegros Ceará e Botafogo que se enfrentarão neste sábado (14), às 21 horas, na Arena Castelão, na última rodada que fecha o turno da série A do Campeonato Brasileiro.
Próximos na tabela de classificação, Ceará e Botafogo, 12º e 10° colocados, respectivamente, tem motivos de sobra para acreditar na vitória.
O Fogão vem de vitória sobre o Atlético-MG por 2 a 1 e está apenas duas posições acima do adversário, enquanto o Vovô luta para quebrar sequência de quatro jogos sem vencer, mas com ânimo renovado depois de empatar com o Corinthians com direito a gol olímpico de Leandro Carvalho.
Separados por cinco pontos na tabela da Série A - o carioca tem 26 pontos e o cearense 21 - os times possuem desempenhos parecidos no campeonato.
Tanto Ceará quanto Botafogo, são as equipes que menos finalizaram nesse campeonato: 1.620 minutos de bola rolando em 18 jogos disputados.
O Glorioso é primeiro colocado neste quesito, depois vem o CSA é o Ceará logo atrás. Pensando nisso, os treinadores Enderson Moreira e Eduardo Barroca querem chutar para longe esse retrospecto negativo com uma vitória para virar a página no returno.
O Botafogo vem para o jogo com os desfalques do lateral Gilson e o zagueiro Carli, ambos com desconforto muscular, estão fora da viagem mas em compensação terá Gatito de volta ao gol após defender a seleção do Paraguai na última data Fifa, enquanto Gabriel (fora da vitória sobre o Atlético-MG por questões contratuais) volta ao time para formar dupla de zaga com Marcelo.
Na esquerda, o jovem Lucas Barros será titular pela primeira vez.
"A gente realmente está com alguns problemas para essa semana. Teve a volta do Gatito, mas o Gilson não vai para o jogo. Ele teve um desconforto, então a gente preferiu não correr o risco de perder ele na sequência. Vai jogar o Lucas Barros no lugar dele. E o Carli também com um desconforto na panturrilha não vai para o jogo. Vai jogar o Marcelo no lugar dele. O resto da equipe é a mesma que iniciou o jogo contra o Atlético-MG", frisa Barroca.
Já o Ceará, animado por ter quebrado a sequência de três derrotas seguidas com o empate diante do Corinthians, quer encerrar o primeiro turno longe da zona da degola, situação bem diferente do ano passado, quando era penúltimo colocado na classificação da Série A, com 15 pontos.
Na retrospectiva histórica, a vantagem é da equipe carioca: os times se enfrentaram em 20 partidas oficiais, dentre elas foram cinco vitórias para o Vovô, oito vitórias para o Fogão e sete empates.
No saldo de gols, o Alvinegro de Porangabuçu perde por 18 a 25.
Era de pontos corridos - desde 2003 - são duas vitórias para o Botafogo, uma para o Ceará e cinco empates.
No saldo de gols o placar tem leve vantagem do carioca: 9 a 7.
FICHA TÉCNICA
CEARÁ X BOTAFOGO
Local: Arena Castelão, em Fortaleza (CE)
Data: 14 de Setembro de 2019 (Sábado)
Horário: 21h(de Brasília)
Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira (Fifa-SP)
Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse (Fifa-SP) e Miguel Cataneo Ribeiro da Costa (SP)
CEARÁ: Diogo Silva, Samuel Xavier, Valdo, Tiago Alves e João Lucas; Fabinho, Ricardinho, Thiago Galhardo e Lima; Leandro Carvalho e Felippe Cardoso. Técnico: Enderson Moreira
BOTAFOGO: Gatito Fernández, Fernando, Joel Carli, Gabriel e Gilson; Cícero, Alex Santana, João Paulo, Marcinho e Luiz Fernando; Diego Souza. Técnico: Eduardo Barroca