A escritora Sueide Ferreira lança nesta sábado (28), às 10h30, o obra "O Livro do Fefê" no restaurante Kilograma, localizado na Lapa, no Centro do Rio. O livro conta a história de um menino autista de 12 anos chamado Felipe e narra as dificuldades que ele tem, especialmente durante o aprendizado escolar. O evento conta com o apoio da empreendedora cultural Arleni Batista como curadora do lançamento. A cerimônia é aberta para todas as idades.
Muito querido e amado por todos, Felipe tem como caraterística ser um menino muito carinhoso e é por isso que cativa diversas pessoas. Ao mesmo tempo, ele está conhecendo o mundo que o cerca, porém precisa de um pouco mais de carinho e atenção por ser uma criança com autismo. Apesar de suas dificuldades, gosta muito de estar na escola, aprender coisas novas e estar com amigos. Este livro relata algumas situações vivenciadas por Felipe na escola e suas dificuldades no cotidiano escolar. De acordo com a obra, Felipe apresenta uma dificuldade maior na interação social e na comunicação por ter dificuldades na fala e precisa usar outros recursos para se comunicar.
Com o objetivo da obra é divulgar de forma lúdica e leve sobre o autismo e como deve se tratar e incluir uma criança autista na escola, Suelde afirma que há muito o que aprender a respeito do tema. Ela conta que a história é baseada em uma situação real, pois Felipe uma das crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) matriculadas em uma classe comum da escola regular que recebe Atendimento Educacional Especializado.
Além de escrever "O Livro de Fefê", Suelde Ferreira é graduada em Pedagogia, possui especialização em Orientação, Supervisão e Administração Escolar. Além disso, é Psicopedagoga Clínica e Institucional, especialista em Educação Inclusiva, com ênfase em Tecnologia Assistiva e Comunicação Alternativa, pela Universidade Cândido Mendes, no Rio de Janeiro. Atualmente,cursa Pós-Graduação em Análise do Comportamento Aplicada (ABA) ao Autismo, Atrasos de Desenvolvimento Intelectual e Linguagem, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar-SP), em parceria com o Instituto Lahmiei-SP.