Esta semana, um grupo de trabalho que reúne criadores e protetores de animais já discute os possíveis ajustes no Projeto de Lei 1266/2019, de autoria do vereador Dr. Marcos Paulo, que proíbe a venda de animais no Município do Rio de Janeiro.
Conhecido como “Diga Não à Venda de Animais”, o projeto do vereador lotou o plenário da Câmara Municipal do Rio, reunindo mais de 300 pessoas para um debate acalorado, no último dia 16 de Setembro. Ao fim do evento, o próprio vereador anunciou a criação do grupo de trabalho para estudar possíveis ajustes que contemplasse a atividade de criadores legalizados, que trabalham de forma ética, observando o respeito aos direitos dos animais.
"Fico feliz de conseguir promover um encontro em que as partes divergem conceitualmente, mas aceitam sentar em uma mesma mesa e conversar para chegarmos em um senso comum que, acima de tudo, proteja nossos animais. Tenho certeza de que chegaremos a uma redação final do projeto que contenha mecanismos legais contra a venda clandestina e a exploração comercial de animais em nossa cidade", ressalta o vereador.
O projeto tem mobilizado milhares de pessoas nas redes sociais. Abaixo a lista de representantes dos Criadores e Protetores que compõem o Grupo de Trabalho:
REPRESENTANTES DA PROTEÇÃO ANIMAL:
Enita Souto (Protetora e voluntária da APARJ)
Karina Souza (Movimento RJ pelos Direitos Animais)
Lêda Leal da Costa (Protetora Independente há 40 anos)
Lúcia Xavier (ONG Grupo Mãos e Patas)
Vanessa Pinto (Abrigo Casa de Lázaro)
REPRESENTANTES DE CRIADORES DE ANIMAIS:
David Maia White (Aliga Kennel Club)
Lúcia Araújo (Represente dos criadores de Lagomorfos e Roedores do RJ – ACBC)
Manoela Telis da Silva (Criadora e representante da FBAA)
Márcia Carreira (Brasil Kennel Club)
Mônica Grimaldi (Confederação Brasileira de Cinofilia - CBKC)