TOPO - PRINCIPAL DOE SANGUE - 1190X148

IBMR realiza evento gratuito em apoio ao Dia Mundial do Coração

Encontro traz abordagem multidisciplinar para o diagnóstico e mapeamento de pessoas com riscos

Por Portal Eu, Rio! em 27/09/2019 às 10:05:15

Foto: Divulgação

Nesta sexta-feira (27/09), o Projeto Cardio do Centro Universitário IBMR oferece palestras e debates gratuitos em apoio ao Dia Mundial do Coração, no domingo, 29 de setembro. O encontro é aberto ao público e ocorrerá no auditório do Campus Barra, a partir das 13h30, na avenida das Américas 2603, Barra da Tijuca. Serão disponibilizadas vagas na hora mediante a lotação do espaço.

O encontro está entre os quatro do Brasil aceito como um dos eventos apoiadores do Dia Mundial do Coração, promovido pela World Heart Federation, e vai reunir profissionais de várias áreas para debater o diagnóstico, cuidados e prevenção às doenças cardíacas. A palestras trazem temas como nutrição, saúde mental e a fisioterapia na reabilitação cardiovascular.

A programação é resultado do projeto de extensão “Identificação de risco para desenvolvimento de doenças cardiovasculares em adultos jovens – Abordagem multidisciplinar”, coordenado pelo professor Silvio Cesar Conceição, do curso de Enfermagem, mas também envolverá professores dos cursos de Fisioterapia, Biomedicina e Nutrição.

O estudo tem o objetivo de identificar aspectos do estilo de vida e características clínicas e familiares que tenham relação com os fatores predisponentes às doenças cardiovasculares, em funcionários e usuários de instituições comerciais adjacentes ao Campus do IBMR Barra. Serão avaliados adultos jovens (18 a 40 anos) de ambos os sexos, que não possuam diagnóstico prévio de doenças vasculares.

Espera-se, como resultado principal, identificar na população atendida as pessoas que apresentam elevados riscos de desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Como resultado secundário, espera-se conseguir uma sensibilização das mesmas sobre a necessidade de mudanças de fatores modificáveis nos hábitos de vida, a fim de diminuir o risco e evitar adoecimento.

As doenças cardiovasculares são as principais causas de morte no mundo, sendo as mais graves entre as doenças crônicas não transmissíveis (DCNT). Esta situação coloca as doenças cardíacas no foco das ações da Agenda 2030 da Organização Mundial da Saúde (ONU).

Confira a programação do evento:

13h30 – Resveratrol desempenha mecanismos de proteção na cardiopatia – Dra. Glaucia Vilar – (Biomedicina)

14h30 – Nutrição para metabolismo energético cardíaco – Dra. Sheila Guimarães (Nutrição)

15h30 – Saúde Mental relacionada às doenças cardíacas – Dra. Thais Bessa (Enfermagem)

16h30 – A importância da fisioterapia na reabilitação cardiovascular – Dr. Hugo Valverde (Fisioterapia)

*Inscrições gratuitas na hora mediante a disponibilidade de vagas.


POSIÇÃO 3 - DENGUE 1190X148POSIÇÃO 3 - DENGUE1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.