TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Gamboa de Portos Abertos homenageia escritor Machado de Assis

Programação em espaços culturais tem participação de grandes autores

Por Portal Eu, Rio! em 09/10/2019 às 10:29:03

Fotos: Divulgação

Machado de Assis, o maior escritor brasileiro de todos os tempos, será homenageado no 2º Gamboa de Portos Abertos | Edição Literatura, na zona portuária carioca. Destaques da programação: nos Espaços Culturais, lançamento virtual do livro "O que será", de Jean Wyllys; palestra da tradutora Mara Welferinger sobre o livro "Aprendo, logo existo: introdução à neuropedagogia", de Hélène Trocmé-Fabre; "Roda de Conversa" com a escritora Luciana Grether, Mestre em Artes & Design e ilustradora premiada internacionalmente; Angélica de Paula apresenta repertório do compositor Cartola; shows com o percussionista Carlos Negreiros & Quase tudo Pandeiro, e a cantora Cátia de França. Na Praça da Harmonia, atividades dedicadas à garotada no "Dia das Crianças"; lançamento do livro "Meu Lote" do Mestre Nei Lopes; "Roda de Samba" com a cantora Dorina.

O Festival de Arte e Cultura inclui programa diversificado de 11 a 13 de outubro, na Praça da Harmonia e nos 24 espaços culturais integrados ao projeto, espalhando muita animação e alto-astral pelas ruas e empresas do bairro da Gamboa. Sem esquecer as atividades para comemorar a data das crianças.


Uma dos objetivos do projeto é a valorização da cultura e comunidade local, por isso o nome de Machado de Assis como destaque, ícone da literatura brasileira que nasceu na região do Porto. O foco dessa nova edição do Gamboa de Portos Abertos é a literatura, mas privilegia também outras atividades de expressão cultural que fortaleçam a formação de leitores, num grande encontro multicultural.

Os organizadores, Paulo Pelá, Marisa Silva, Ligia Veiga, Elza Ribeiro, Adriana Zattar, Emily Pirmez e Emilio Rodrigues, justificam a relevância do evento evidenciando um discurso político e social:

_ A leitura, o ato de ler, o acesso ao livro, às histórias e aos contos, é direito de todo e qualquer cidadão. As crianças, os jovens e adultos das mais diferentes idades, deveriam ter garantidos o acesso ao livro e à leitura, mas, infelizmente, por diversos motivos e principalmente quando falamos das classes menos favorecidas economicamente, sabemos que isso ainda não acontece. Por isso, a importância de realizarmos este Festival Literário dentro do 2º Gamboa de Portos Abertos, visto que estaremos realizando várias atividades gratuitas de promoção e valorização da leitura, buscando aproximar o objeto livro dos mais diferentes leitores.

Machado de Assis

Joaquim Maria Machado de Assis; jornalista, contista, cronista, romancista, poeta e teatrólogo; nasceu em 21 de junho de 1839, em uma Chácara no Morro do Livramento, zona portuária da cidade do Rio de Janeiro. Faleceu em 29 de setembro de 1908 na cidade do Rio de Janeiro. Sua escrita precisa, romances inesquecíveis, seus contos e suas crônicas de estilo inconfundível retratando o dia a dia de nossa cidade o consagraram como um dos escritores mais importantes da literatura no Brasil.

Foi menino pobre, negro, da periferia, estudante de escola pública, excluído, como muitos jovens de hoje. Do acesso aos bens e patrimônios culturais, e paradoxalmente, apesar de nunca ter frequentado uma universidade, no ano 1897 foi o fundador, junto a outros literatos brasileiros, da Academia Brasileira de Letras (ABL).

Para a realização do evento, 24 empreendedores culturais da região abrem as portas de suas casas para receber o público, em horários e endereços diferentes: ateliês, galerias, espaços de convivência, centros culturais, bares, restaurantes e companhias de teatro.


Programação: apresentações de palestras literárias, música, dança, teatro, performances, shows, exposições, gastronomia, e outros

https://designjunglesites.wixsite.com/portosabertos

Casa de Mystérios (Rua Pedro Ernesto, 21); Arteliê Fernando Mendonça (Rua Leôncio de Albuquerque, 37); Casa do Propósito (Rua do Propósito, 100); Casa Gamboa (Rua do Livramento, 134); Armazém Cultural das Artes (Av. Binário do Porto, 251, Santo Cristo); Casa do Barista (Rua Conselheiro Zacarias, 37); Sebo nas Canelas (Rua Leôncio de Albuquerque, 26); Mississippi Blues Bar (Rua Pedro Ernesto, 89); Pretos Novos Rua Pedro Ernesto, 32-34); Galeria de Arte Metara (Rua Sacadura Cabral, 264 – Saúde); Livramento & Amor (Rua do Livramento, 90); Bar Delas (Rua Pedro Ernesto, 5); A Casa da Tia Ciata (R. Camerino, 5 – Centro); Galpão do Propósito (Rua do Propósito, 25); Tipografia (Rua Sacadura Cabral, 219); Ação da Cidadania (Av. Barão de Tefé, 75 – Saúde); Zona Imaginaria (Rua Pedro Ernesto, 61); Bar da Esquina da Gamboa (Ladeira do Barroso, 4); Bar do Jorge (Rua Sacadura Cabral, 339); Centro Cultural José Bonifácio (Rua Pedro Ernesto, 80); SuperUber (Rua Silvino Montenegro – 78, Gamboa); Galpão Gamboa (Rua da Gamboa, 279); PROPOS & TAL (Rua do Propósito, 3).

FICHA TÉCNICA

CONCEPÇÃO E IDEALIZAÇÃO | Paulo Pelá, Marisa Silva, Ligia Veiga, Elza Ribeiro, Emily Pirmez, Emílio Rodrigues, Adriana Zattar - PRODUÇÃO EXECUTIVA | Elza Ribeiro, Paulo Pelá, Marisa Silva - SETOR EDUCATIVO | Marisa Silva, Emily Pirmez, Carlos Alarcão - CORDENAÇÃO DA PRAÇA | Ligia Veiga, Marisa Silva, Paulo Pelá - IDENTIDADE VISUAL | Paulo Pelá/ DesignJungle.com.br

SERVIÇO - PROGRAMAÇÃO GRATUITA

DIAS: 11, 12 e 13/10

2º Gamboa de Portos Abertos | Edição Literatura. Homenagem ao escritor Machado de Assis, na Zona Portuária do RJ.

LOCAL: Praça da Harmonia, Gamboa, RJ


Dia 11/10 – sexta-feira

Programação Educativa Projeto "Conto de Escola" - Homenagem a Machado de Assis

9h - Abertura com "Cortejo Brincante"

- Leitura na Praça - ?"nibus Biblioteca

- Projeto Pé de Livro

- Atividades de criação livre

-Troca-troca de livros (cada participante deve levar um livro para trocar por outro)

10h30 - Premiação "Contos de Escola"

11h - Contação de Histórias "Histórias do Fundo do Baú" com Thaiane Leal e Renata Neves

12h às 13h - Intervalo

13h - Reinício das atividades

- Leitura na Praça - ?"nibus Biblioteca

- Projeto Pé de Livro

- Atividades de criação livre

14h - Premiação "Contos de Escola"

15h - Contação de histórias - "Projeto Histórias Bordadas" com o Grupo Poranduba - Canções e Histórias

16h - Encerramento


Dia 12/10 – sábado

DIA DAS CRIANÇAS - Programação Infantil

9h - Início das atividades com "Cortejo Brincante"

- Projeto Pé de Livro

- OFICINAS:

· Bebê Abayomi - Lena Martins

· Brinquedos reciclados - Ana Terra

· Encadernação de Livros - Angela Gabriela

· Oficina de Bordados - Marisa Silva, Vera Leusin e Eliana Rosa

· Oficina de Capoeira - Mestre Graúna

· Dança nas Alturas – oficina de perna de pau para adultos e crianças - Casa de Mystérios

-Troca-troca de livros (cada participante deve levar um livro para trocar por outro)

10h - "Histórias da ilha" - Contação de Histórias com Gisele Vasconcelos (MA)

11h - Contação de Histórias e relançamento do livro "Lá em cima daquele morro" (Editora Bambolê), de Sônia Travassos

11h - "João, o menino cantador", livro de Andréa Oliveira com ilustrações Fernando Mendonça. Contação de histórias com Marisa Silva e Fernando Mendonça, do "Grupo Poranduba - canções e histórias" - O espetáculo conta a história do cantor e compositor João do Vale.

12h10 - Show Infantil com a cantora e compositora maranhense "Didã e a Banjhamba


Dia 13/10 – domingo

15h - Roda de Conversa "Histórias Suburbanas" com lançamento do livro "Meu Lote", de Nei Lopes. Compositor, cantor, escritor e estudioso das culturas africanas.

Mediação da cantora Dorina

15h40 - Roda de Samba com Dorina

16h40: Roda de Conversa "Machado, a polca, o sucesso e a dor do artista" com o Prof. Alcmeno Bastos

17h20 - Show com a cantora e compositora paraibana Kátia de França

18h - Harmonia Enlouquece

19h - Lançamento virtual do livro "O que será", de Jean Wyllys

20h - Slam das Minas

21h - Filhos de Gandhi

2º Gamboa de Portos Abertos | Edição Literatura

PROGRAMAÇÃO DOS ESPAÇOS CULTURAIS com destaque para participações de grandes nomes da literatura brasileira: ANTONIO CARLOS SECCHIN e ANTONIO CICERO (ABL), NEI LOPES, LUIZ ANTONIO SIMAS, LUCIANA GRETHER (PUC/ RJ), MARA WELFERINGER, PROF. ALCMENO BASTOS (ACL), entre outros:

https://designjunglesites.wixsite.com/portosabertos

Facebook:

https://www.facebook.com/gamboadeportosabertos/

Instagram:

@gamboadeportosabertos

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.