O Teatro Municipal Café Pequeno, no Leblon, na Zona Sul do Rio, recebe a partir desta quinta o espetáculo "Memórias de um cão", baseada na história de Quincas Borba, famoso romance de Machado de Assis. O espetáculo fica em cartaz até domingo (13) e oferece ao público entrada gratuita, sendo que de quinta à sábado o horário da apresentação está marcado para as 20 horas e no domingo será às 19.
A montagem é dirigida por Márcio Marciano e é interpretada pelo Coletivo Alfenim, de João Pessoa, na Paraíba, que expõe no palco as contradições de uma sociedade em formação que deseja se reconhecer no espelho da modernidade, sem deixar de lado algumas situações questionáveis de classe, como a exploração da mão de obra escrava, a espoliação do incipiente trabalho livre e a apropriação da riqueza nacional por parte de sua elite econômica, a partir da instrumentalização das instâncias do poder público, numa nação recém-saída da condição de colônia portuguesa. E a comparação disso com a situação política atual não se trata de algo meramente casual.
A peça conta no elenco com os atores Adriano Cabral, Lara Torrezan, Paula Coelho, Ricardo Canella, Verônica Sousa, Vítor Blam e Zezita Matos. Além disso, a montagem também apresenta músicas executadas ao vivo pelos músicos Nuriey Castro (piano) e Mayra Ferreira (violoncelo, cavaquinho e percussão), mas há a participação dos atores que também se utilizam dos instrumentos. E as composições em boa parte são de autoria de todo o grupo, que também vai cantar uma variação do hino nacional brasileiro pelo pianista e compositor norte-americano Gottschalk, um samba de Xisto Bahia, ator, cantor e compositor brasileiro responsável pela primeira música gravada no país, o lundu "Isto é bom".
SERVIÇO:
Memórias de um cão
Data: 10 a 13 de outubro/2019
Horário: Quinta a sábado/20 h e domingo/19 h
Local: Teatro Municipal Café Pequeno.
Endereço: Av. Ataulfo de Paiva, 269 - Leblon, Rio de Janeiro – RJ
Capacidade: 82 lugares
Classificação etária: 14 anos
Duração: 95 minutos
Entrada gratuita