TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Rio terá inverno menos chuvoso e com temperaturas mais altas

Temperaturas podem atingir a casa dos 30ºC

Por Bruna Pereira e Rafael Brito em 22/06/2018 às 14:48:00

Foto: Fernando Frazão (Agência Brasil)

E o inverno já chegou ao Rio de Janeiro! Esperada por muitos, e também por ser característica de roupas mais pesadas e mais chiques, a estação queridinha de alguns cariocas, chegou ao Hemisfério Sul, na quinta-feira, exatamente 7h07 da manhã.

Mas será que a estação mais fria do ano, será tão rigorosa? Ao contrário do que muitas pessoas e especialistas cogitavam, a estação não será tão fria assim. Na verdade, teremos algumas surpresas pela frente. Acostumados com tempo nublado, chuva e bastante frio, esses dois primeiros meses, será um pouco diferente. Julho e agosto terão temperaturas um pouco acima do normal, ou seja, não teremos dias de frio mais intenso.

 Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), o período será menos chuvoso nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e grande parte da região Norte do Brasil. Ainda de acordo com a meteorologia, a entrada de algumas massas de ar frio, vindas do Sul do Continente, vai provocar uma leve queda nas temperaturas e esta diminuição pode ocasionar formação de geadas e nevoeiros nas regiões Sul, Sudeste e no estado do Mato Grosso do Sul.

 Agosto será o período mais frio, mas sem grandes sustos, com temperatura mínima de 17ºC e a máxima podendo atingir a faixa dos 29ºC. O inverno termina às 22h53 do dia 22 de setembro, dando início na Primavera

Ar seco facilita propagação de queimadas e doenças respiratórias - Com menores índices de chuva em grande parte do país nesta época do ano, tem-se a diminuição da umidade relativa do ar, que consequentemente favorece o aumento da incidência de queimadas e incêndios florestais, bem como aumento de doenças respiratórias.

O Coordenador Técnico do Brasil Sem Alergia, médico Marcello Bossois, explica que há dois fatores para o aumento das patologias respiratórias durante o inverno: "primeiro, o ar frio e seco irrita as mucosas respiratórias (nariz, boca, garganta), que ficam mais propensas a interagir com os alérgenos. A inflamação nas mucosas piora a condição do quadro clínico do alérgico, intensificando os sintomas. O segundo fator é que com um clima mais frio, as pessoas costumam ficar mais tempo em ambientes fechados, com pouca circulação do ar. Com isso, o ambiente acumula alérgenos (mofo, poeira, ácaros etc.), bactérias e vírus".

Ele complementa esclarecendo que as infecções bacterianas comuns desta época são pneumonia, sinusite, faringite, otite, e as virais, gripes e resfriados. Logo, para se prevenir das doenças respiratórias da estação é fundamental controlar o ambiente, evitando aglomerações e lugares fechados, manter-se hidratado, inclusive com sucos de frutas ricas em vitamina C, como manga e laranja, e recorrer à vacinas imunizantes.

Quanto às queimadas e incêndios florestais, são comuns pela prática de se soltar balões por ocasião das festas juninas. O Corpo de Bombeiros Militar do Rio de Janeiro lembra que soltar balões é crime ambiental previsto no artigo 42 da Lei 9605 de 1998. A pena é de um a três anos de prisão ou multas a partir de R$ 5 mil, ou ainda, as duas penas aplicadas cumulativamente, dependendo da infração.

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.