De tempos em tempos somos sacudidos por ondas de revolução. As novas tecnologias e inovações estão acelerando está nova onda, e criando impactos no desenvolvimento econômico, mercado de trabalho, na qualidade de vida das pessoas e cidades. Estas mudanças, quando iniciadas, geram expectativas negativas e a criação do fantasma da perda de empregos e postos de trabalhos, mas como já presenciamos em revoluções anteriores, o que ocorre é a transformação das atividades, mudança do mind set (mapa mental das pessoas), adaptação e busca de novas qualificações.
A quarta revolução industrial ou empresas 4.0, conceito relacionado às fábricas inteligentes, já está em andamento, promovendo mudanças nas diversas formas de conhecimentos e naturalmente passando a exigir um perfil profissional multidisciplinar.
As novas tecnologias e inovações que sustentam esta revolução: Inteligência artificial e análise de dados, Nanotecnologia, Internet das coisas e sensores, Impressão 3D, Conhecimento perfeito, Biotecnologia, Realidade virtual aumentada, Bitcoin e Blockchain, Robótica avançada, irão estimular o desenvolvimento de novas habilidades comportamentais, conhecimentos e promover a criação de novas formações e espaços de trabalho.
Com base neste novo cenário, estudos divulgados recentemente pelo SENAI- Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial mostram que 30 novas profissões de nível médio e superior, irão ganhar maior importância em função das novas tecnologias e da Indústria 4.0, nos segmentos: Automotivo; Alimentos e Bebidas; Construção Civil; Têxtil e Vestuário; Tecnologias da Informação e Comunicação; Máquinas e Ferramentas; Química e Petroquímica; Petróleo e Gás.
Frente às novas possibilidades de atuação, será importante: Aguçar a curiosidade e manter-se informado quanto às novas áreas de estudos, profissões e entidades de ensino; se abrir para novo; reavaliar escolhas profissionais, necessidades de treinamentos e/ou aperfeiçoamento em novas tecnologias; desenvolver novas habilidades e ampliar o Mindset (Mapa mental pessoal) para se adaptar as novas realidades.
Dulce Gabiate é Consultora Organizacional, Psicóloga, Coach Executivo, Carreira e de Vida pelo ICI e Incoaching , Trainer of trainer em TOP- Tecnologia de participação, Trainer em PNL, Psicóloga Clínica.