Nem sempre vivemos momentos de sucesso, diferentes fatores podem alterar o curso da nossa trajetória de vida, seja por uma perda de uma pessoa querida, de um posto de trabalho, uma oportunidade sonhada, tudo isso pode afetar nosso estado de ânimo e minar a força de um recurso poderoso que nos ajuda frente a situações limitantes, seguir em frente e acreditar que num futuro próximo, tudo pode mudar para uma frequência e caminho positivo.
Este recurso capaz de elevar a energia, dar segurança e fortalecer nossa atuação na vida chama-se Auto Estima.
A autoestima é um recurso especial que nos fortalece e abre portas para a realização de nossas metas. A autoestima expressa o real valor que damos a nós mesmos.
Ela envolve valor, amor e aceitação de si mesmo. É reforçada através da crença que temos sobre nós, e podemos medi- lá através da nossa linguagem, postura corporal, da forma como lidamos com os eventos da vida e como agimos no dia a dia.
Algumas situações e sentimentos podem tornar nossa Autoestima Baixa ou Alta, forte ou fraca e nos levar para um caminho de desânimo, frustração, e até a depressão.
Se estivermos com nossa autoestima baixa podemos não ter a energia suficiente para agir de forma assertiva e assim termos comportamentos depreciativos ou inadequados, que não contribuem para a busca de novas oportunidades, para o crescimento pessoal, profissional e principalmente para promover mudanças de comportamentos necessárias para atuar nestes novos tempos e alcançar novos objetivos de vida.
Para desenvolver e ampliar nossa autoestima, precisamos avaliar como pensamos sobre nós mesmos, como nos sentimos em relação a nossa existência e como agimos normalmente.
Então vamos às dicas:
Utilize um exercício de visualização - Trabalhe uma imagem positiva de si mesmo. Se veja conquistando coisas novas, experimentando, aprendendo e fazendo coisas diferentes. Dê um novo significado para suas experiências, uma experiência que foi considerada negativa no passado pode ser uma boa aprendizagem para o futuro.
Utilize o Bom Humor e a alegria como recursos para mudar seu estado emocional.
Olhe sempre para uma situação por diversos ângulos, talvez você esteja limitado em sua visão e não conseguindo enxergar as possibilidades e oportunidades escondidas sobre o manto de sentimentos e expressões de que: Não sou capaz, Sempre foi assim eu Não sou merecedor.
Quando mudamos nosso olhar sobre nós mesmos, a vida muda!
Ressignificar os eventos passados é a chave para se libertar dos sentimentos negativos que afetam a sua imagem.
Faça uma revisão da sua Vida.
Você poderá fazer uma reavaliação, relembrando seu desenvolvimento escolar, suas conquistas profissionais, pessoais, e com o resgate destas lembranças, melhorar os seus sentimentos com relação a você e identificar que estilos e ações você usou no passado, que o ajudaram a ser vitorioso e reutilizá-los para melhorar a Autoestima e com isso, alcançar seus objetivos.
Aqui vale lembrar uma pressuposição que nos ajuda a sair de uma imagem negativa.
Não existe fracasso, apenas aprendizagens sobre como criar ações mais efetivas para garantir bons resultados.
Dulce Gabiate - Psicóloga, Consultora organizacional com foco na área de desenvolvimento humano. Treinadora de treinadores em TOP- Tecnologia de Participação ICA Phoenix - Arizona USA, Trainer em Programação Neurolinguística pelo INAP e Coach Executivo, Carreira e Vida pelo ICI e InCoaching, Psicóloga clínica.