TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Enquanto não mudamos a imagem mental, seguimos prisioneiros

Carreira & Desenvolvimento, Por Dulce Gabiate, Psicóloga e Consultora Organizacional

Em 05/03/2024 às 18:03:23

Hoje, mais do que nunca, estamos mais conscientes e conectados com a importância de cuidar da saúde física e mental.

Sabemos agora do impacto positivo dos exercícios físicos, práticas esportivas, meditação, Yoga, mindfulness e das terapias para nos ajudar no autoconhecimento, equilibrar mente e corpo, e ter uma vida pessoal e profissional prazerosa. Porém, pouco se fala do poder das imagens mentais que criamos e sua influência no nosso comportamento.

Uma imagem mental positiva gera expectativas positivas e nos ajuda a utilizar nosso potencial e energia. Mas uma imagem mental negativa mina nossa motivação e força, inibe nossa atuação e criatividade e nos coloca em desvantagem.

O que se pode observar é que na prática, “ninguém consegue ficar relaxado e equilibrado em um ambiente que imagine ser um ninho de cobras, perigoso ou tóxico”. Mesmo que seja adepto de boas práticas, a imagem mental sempre falará mais alto.

As imagens mentais negativas que alimentamos sobre pessoas, grupos e ambientes têm uma influência poderosa sobre nossos comportamentos e nos coloca em sistema de alerta permanente, impactando diretamente em nossas expectativas, pensamentos, sensações, emoções e geram processos de ansiedade constante que, dada a repetição e intensidade, desregulam nossa saúde física e mental.

Uma imagem mental é um reflexo das crenças que carregamos, das experimentações que tivemos e de conceitos que nutrimos. Por isso é tão importante conhecer o sistema de crenças e valores que norteiam nossas ações para identificar o que, de fato, está nos bloqueando e impedindo de alcançar um estado de equilíbrio e prazer e, com isso, validar o que precisamos manter, transformar, aprender ou eliminar para alcançar um melhor desempenho e resultado e termos uma qualidade de vida positiva.

Mudar imagens mentais não é tarefa fácil, mas quando ficamos mais atentos aos nossos comportamentos, ao que nos move e criamos um plano de mudanças, torna-se mais fácil.

Se sua vontade de investir na sua mudança não for suficiente, busque uma ajuda profissional.

POSIÇÃO 2 - ALERJ 1190X148
DOE SANGUE - POSIÇÃO 2 1190X148
TOPO - PRINCIPAL 1190X148
POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.