Viver longos períodos de estresse e frustrações, decorrentes de inseguranças profissionais, financeiras, medos ligados ao ambiente, perdas de pessoas, acaba minando nossa energia, abalam o emocional e podem promover processos de tristeza profunda, quadros severos de ansiedade e depressão.
Normalmente esses estados emocionais, afetam nossa capacidade de atenção, percepção, motivação e produtividade, desorganizam nosso equilíbrio e podem nos colocar em risco no tocante a saúde física e mental.
Frente ao desconforto e a incapacidade de alcançar melhorias, buscar ajuda terapêutica pode ser muito indicado. Podemos contar com uma série de ferramentas que podem trazer alivio e solução para essas repetições de quadros e sintomas. Dentre as ferramentas existentes para ajudar no resgate do equilíbrio, a Hipnose vem sendo utilizada e alcançando resultados positivos.
Para entender a sua utilização e benefícios, entrevistei um especialista no assunto para nos dar uma visão mais ampliada. Gilberto Barros é Médico, formado pela Faculdade de Medicina de Valença 1975 e Hipnoterapeuta desde 1995, Practitioner em PNL e Diretor e Professor do IBRHE- Instituto Brasileiro de Hipnose Ericksoniana, autor do livro Hipnose Ericksoniana para Principiantes.
Dulce: Qual seria um conceito básico e simples de Hipnose ?
Gilberto Barros: A hipnose é um estado alterado de consciência, é natural do ser humano e ocorre diariamente em nossas vidas. Podemos observar um processo hipnótico quando estamos focados em um livro, vendo um filme ou atentos ao celular.
A Hipnose Ericksoniana utilizada por Gilberto Barros, foi criada e desenvolvida por Milton Erickson , Psicólogo e Psiquiatra, que modificou o modo de trabalhar com a hipnose, tornando-a mais natural, permissiva e focada no próprio conteúdo trazido pelo paciente e com isso, garantindo mais eficiência para o processo. Erickson provou que toda hipnose é uma auto hipnose, e o terapeuta atua como um guia, para que o paciente entre em estado de transe, acesse os conteúdos que precisam ser trabalhados e ressignificados, para o resgate do equilíbrio e saúde.
Como o processo de Hipnose pode ajudar o indivíduo?
Gilberto Barros: Durante o processo de auto hipnose ou de hipnose dirigida por um Hipnólogo, foi comprovado cientificamente, que o nosso corpo libera a substância de prazer Endorfina, que faz com que a Adrenalina produzida sob um período de estresse seja reduzida, ajudando com isso no controle do estresse e ansiedade. Através das sessões Hipnose, além do beneficio inicial de redução de Adrenalina acumulada, podemos investigar e identificar as causas do processo de estresse e ansiedade exacerbada.
Normalmente as causas são decorrentes de situações problemas vividos na infância, que acabaram gerando padrões de respostas neurológicas para lidar com a situação na infância, e que continuam a se repetir na fase adulta, de forma inadequada ao contexto atual, com isso gerando desconfortos, sintomas e quadros de desequilíbrio . A intervenção Hipnótica com induções positivas e percepções elaboradas pelo paciente para ressignificação dos eventos do passado, promove alívio e libertação dos processos limitantes.
A boa notícia é que podemos aprender a utilizar a Auto hipnose como uma excelente ferramenta para alcançar equilíbrio emocional e físico, para lidar com os processos de pressão do dia a dia, promover mudanças comportamentais, ativar áreas de aprendizagem e memória, melhorar desempenho entre outros. Quando praticada diariamente, pode funcionar como um excelente regulador para alcançar uma melhor qualidade de vida.
Dulce Gabiate – Psicóloga, Consultora organizacional com foco na área de desenvolvimento humano. Treinadora de treinadores em TOP- Tecnologia de Participação ICA Phoenix - Arizona USA, Trainer em Programação Neurolinguística pelo INAP e Coach Executivo, Carreira e Vida pelo ICI e InCoaching, Psicóloga clínica. Autora do livro Mudanças – Aprendendo a criar novos comportamentos - publicado pela Agbook.