Na medida em que vamos identificando necessidades de aprimoramento das habilidades técnicas e comportamentais, para melhorar a nossa atuação em ambientes profissionais, nas relações com as pessoas e nas formas de atuar na vida, tendemos a buscar conselhos e serviços específicos para promover mudanças.
É comum nos dias de hoje, ouvirmos as expressões: Preciso de terapia para aprender a me controlar; Como posso me reinventar para crescer na minha carreira; O que preciso aprender para vencer desafios e alcançar minhas metas.
Cada uma dessas frases, representam questões específicas, que podem ser trabalhadas, através de diversas atividades e técnicas disponíveis no mercado.
Como essas atividades, de uma maneira geral, buscam o desenvolvimento do indivíduo e alcance da melhoria da qualidade de vida, é comum termos entendimentos e conceitos distorcidos sobre seus objetivos, práticas e os resultados esperados.
Então, vale a pena citar o conceito simples e básico das atividades.
Terapia – É um trabalho realizado por profissionais da área de saúde, Psicólogos, que fazendo uso clínico dos conhecimentos estabelecidos pela ciência da Psicologia , tem como finalidade tratar de problemas psicológicos e físicos, que afetam o indivíduo e que comprometem a sua atuação de forma positiva no dia a dia, quer seja na vida pessoal ou profissional. A terapia tem foco na saúde mental do cliente e um dos principais objetivos, é ajudar o paciente a alcançar alívio de seus sintomas e melhorias na qualidade de vida.
Coaching- Podemos encontrar uma série de definições, mas de uma forma mais simples podemos dizer que o Coaching é um processo voltado para auxiliar pessoas a alcançar objetivos, e que se respalda em algumas pressuposições como: O ser humano já possuiu recursos internos que podem ser despertos, adequados, e utilizados para aplicação em diversos contextos da vida; Que podemos mudar quando realmente estamos interessados e motivados; Que supostos obstáculos são decorrentes da forma como enxergamos os fatos e eventos e que quando mudamos nosso olhar sobre os fatos a forma de agir naturalmente muda; Que não existem fracassos, apenas aprendizagens, e que um bom desafio acaba funcionando como alavanca, energia e motivação, e impulsiona pessoas a criarem estratégias incríveis e alcançar bons resultados e objetivos. O Coach é um profissional especializado na utilização de técnicas que ajudam a promover o autoconhecimento e ampliação de consciência, que gera crescimento, e leva o indivíduo a novos patamares de percepção, e ação para lidar com os desafios atuais e futuros. O processo de Coaching pode ser utilizado, para preparação de novos desafios profissionais, criação de novas etapas de vida, melhorias de performance e outros.
Mentoring - O trabalho de mentoria tem como objetivo ajudar o indivíduo no seu processo de desenvolvimento profissional. Normalmente o mentor é um profissional mais experiente, dotado de expertise em uma área de estudo, com experiências significativas teóricas e práticas em uma determinada área e com habilidades para ajudar e promover aprendizagem. Ele pode ser um profissional da própria empresa ou contratado por ela para desenvolver e preparar seus funcionários, bem como pode ser contratado por um indivíduo de forma particular para ajudar a promover o seu desenvolvimento.
Ter clareza de suas necessidades e objetivos, em termos de resultados, fará toda a diferença na hora de escolher a atividade.
Dulce Gabiate – Psicóloga, Consultora organizacional com foco na área de desenvolvimento humano. Treinadora de treinadores em TOP- Tecnologia de Participação ICA Phoenix - Arizona USA, Trainer em Programação Neurolinguística pelo INAP e Coach Executivo, Carreira e Vida pelo ICI e InCoaching, Psicóloga clínica. Autora do livro Mudanças – Aprendendo a criar novos comportamentos - publicado pela Agbook.