Se está difícil dar conta de todas as turbulências do ambiente profissional e da vida pessoal, vale a pena considerar uma prática milenar que a cada dia vem ganhando espaço nos lares, nas escolas e nos ambientes profissionais.
Considerada como uma excelente atividade para ajudar no resgate do equilíbrio do corpo e da mente, a Meditação é uma prática que pode promover o alcance de estado de clareza mental e emocional, abrir portas para ampliar a percepção e o processo intuitivo e estimular a criatividade. A meditação vem do latim, Meditare que significa ir para o centro, com sentido de desligar-se do ambiente, do mundo exterior e ir para dentro.
Temos, uma visão simbólica, de que meditar é coisa para os monges, mas a meditação, pode ser uma excelente ferramenta para trabalhar nosso foco, atenção e naturalmente encontrarmos um espaço de maior consciência e equilíbrio, para seguirmos com mais energia em nossas atividades do dia a dia.
Podemos encontrar várias definições para prática, mas, vamos trabalhar com um conceito mais simples, vendo a meditação como uma técnica de se concentrar, de direcionar o foco da atenção, para o seu interior. A meditação é um estado de intensa atenção focado e é sustentado em um processo que pode ser uma imagem, palavra, mantra ou na respiração, para garantir o foco e evitar a dispersão. A atenção focada é que permite que as distrações externas vindas do ambiente ou as internas como os pensamentos e emoções sejam silenciadas, para se alcançar o estado de mente vazia. A prática da meditação, não exige um tempo longo para sua realização e pode ser feita em qualquer ambiente, desde que você consiga, um espaço que lhe permita sentar-se de forma adequada e confortável e dedicar-se a sua concentração por um período que você estabeleça.
Hoje, você encontra com muita facilidade na internet, em Apps, blogs e outros, uma série de vídeos, áudios e instruções sobre a técnica e pode escolher uma maneira que seja mais adequada às suas necessidades, praticar e avaliar os resultados.
Alguns benefícios da meditação para o trabalho.
Diminuição do estresse e da ansiedade
Melhoria da sensação de bem-estar
Ampliação da capacidade de concentração e foco
Aumento da produtividade
Maior habilidade para lidar com as pressões diárias
Abertura para o processo criativo
Melhoria das trocas e relacionamento com as pessoas
Ter um bom recurso para lidar com situações de pressão, é extremamente valioso para garantir e manter o seu equilíbrio e a saúde física e mental.
Dulce Gabiate – Psicóloga, Consultora organizacional com foco na área de desenvolvimento humano. Treinadora de treinadores em TOP- Tecnologia de Participação ICA Phoenix - Arizona USA, Trainer em Programação Neurolinguística pelo INAP e Coach Executivo, Carreira e Vida pelo ICI e InCoaching, Psicóloga clínica. Autora do livro Mudanças – Aprendendo a criar novos comportamentos - publicado pela Agbook.