Mesmo em função de um cenário de pandemia, com diminuição de atividades e uma recessão em diversos segmentos de mercado, atividades ligadas a área de serviços e vendas de produtos online estão aquecidas. Uma coisa é certa: será preciso sair da zona de conforto e se renovar para abraçar as novas oportunidades que podem ser encontradas através da internet.
A pandemia, suas necessidades de isolamento e mudanças rápidas de hábitos, trouxeram um mar de incertezas e receios, mas abriram um campo de oportunidades de desenvolvimento e reciclagem para os que souberam aproveitar as ofertas de cursos, workshops, webnários, lives e dicas que foram disponibilizadas gratuitamente. Para muitos, esse foi quase um ano sabático para aprofundar o autoconhecimento, trabalhar a gestão das emoções, descobrir novas habilidades e potencializar talentos. Se você soube aproveitar este tempo, tenha certeza de que foi um valioso investimento. Para os que tiveram que lidar, infelizmente, com perdas, dificuldades de adaptação e ainda não conseguiram focar na necessidade de mudanças e aprendizagens, ainda há tempo!
Segundo os especialistas de mercado, as práticas de seleção, processos admissionais e programas de integração estão sendo realizados de forma online. Então, será importante criar um processo de aprendizagem e ambientação para atuar no universo online.
Seguem as dicas:
1. O estado de saúde e equilíbrio emocional impactam diretamente no seu desempenho. Procure criar uma rotina diária para prática de exercícios, participar de cursos, workshops, webinares, cuidar da sua alimentação e sono, visando garantir seu equilíbrio físico e mental.
2. Seja seletivo na busca de informações, de forma evitar desperdícios de tempo e a perda de foco nos seus objetivos.
3. Procure se manter atualizado quanto às tendências do mercado de trabalho, atividades que estão sendo mais valorizadas, cursos e leituras que podem potencializar seu currículo.
4. Tenha seu perfil inscrito em plataformas profissionais que permitam maior visibilidade das oportunidades de trabalho, conhecendo as demandas de perfis de cargos em termos de conhecimentos técnicos e habilidades comportamentais, bem como viabilize a exposição de seu perfil e currículo.
5. Dedique tempo para se preparar para entrevistas online, aprender a manejar com eficiência os equipamentos, criar e organizar o ambiente adequado para participar de entrevistas, fazer gravações de vídeos de apresentação pessoal, treinar sua naturalidade, objetividade e clareza na sua comunicação, visando garantir um bom desempenho.
6. Fortaleça a sua rede de contatos para identificar oportunidades, conhecer exigências do mercado, trocar informações, obter dicas e indicações.
7. Esteja aberto para as novas tendências, ideias e comportamentos. Todos podem promover mudanças em sua vida, pois “o aprender está no fazer”. Então, flexibilidade, resiliência e abertura para mudanças são fatores chaves para atuar neste novo contexto.
Dulce Gabiate – Psicóloga, Consultora organizacional com foco na área de desenvolvimento humano. Treinadora de treinadores em TOP- Tecnologia de Participação ICA Phoenix - Arizona USA, Trainer em Programação Neurolinguística pelo INAP e Coach Executivo, Carreira e Vida pelo ICI e InCoaching. Autora do livro Mudanças – Aprendendo a criar novos comportamentos - publicado pela Agbook. Psicóloga Clínica, realiza atendimento online – contato email:[email protected]