TOPO - PRINCIPAL 1190X148

É hora de avaliar sua saúde e reaprender a arte do descanso

Por Dulce Gabiate, Psicóloga e Consultora Organizacional

Em 03/10/2021 às 15:02:37

Ao olhar o cenário atual e suas consequências, podemos dizer que estamos vivendo a maior experiência humana comportamental dos últimos 100 anos. A pandemia do Covid 19 trouxe a necessidade de afastamento, promoveu o isolamento, gerou um alerta excessivo com a saúde física e mental, debilitou o emocional e nos empurrou para uma vivência de insegurança, ansiedade e medo.

Segundo pesquisas, desde 2017 o Brasil já apresentava o maior percentual de pessoas com transtornos de ansiedade em todo mundo e, de acordo com pesquisas recentes, estima-se que, hoje, 13 milhões de pessoas no Brasil estejam apresentando quadros de ansiedade agravados com a pandemia.

Além desse fato alarmante, podemos observar que depois de um longo período de preocupações com a saúde, emprego, renda, sentimentos de luto, perdas e de muitos excessos de atividades e estímulos, é natural que se entre num estado de desgaste e desregulação, o que pode gerar um estado de fadiga, uma sensação de enfraquecimento e cansaço decorrente de esforço físico e/ou mental.

O preocupante é que quando vivenciamos um longo período de pressão, vigilância e controles excessivos podemos entrar num processo crônico de fadiga e com isso minar nossa saúde, energia e motivação.

Outro fator importante a ser observado é que os excessos de estímulos criados com intuito de nos relaxar e entreter acabaram nos tirando horas de sono e descanso e promoveram o esquecimento do cuidado com o corpo, alimentação e o sono.

É hora de avaliar a sua saúde e reaprender a arte do descanso.

Sabemos que o descanso e o sono são reparadores e necessários para um bom funcionamento do nosso organismo como um todo. Então, vale refletir sobre algumas dicas de cuidado para regular o corpo e alcançar o bem-estar.

A primeira coisa a se considerar, quando falamos de descanso, é recuperar o conceito de descansar, já que muitos confundem descanso com recreação, como deitar-se na rede, se entreter com as redes sociais, jogos, o que está muito distante da essência do conceito. Infelizmente, nos últimos anos, fomos estimulados a estar em constante atividade, manter-se ocupado e até usar expressões como "sou uma pessoa muito estressada", "ocupadíssima" e outros verbetes que indicam que estamos sempre em movimento e ação, o que naturalmente nos fez perder a visão sobre a importância do descanso para sermos saudáveis, criativos e produtivos positivamente.

A essência do descanso está em organizar um tempo e espaço para estar com você, relaxar, escutar o seu corpo, entrar em contato com suas emoções, pensar nos seus sonhos e na sua vida. O descanso real deve ser uma prática que permita que você resgate a lembrança do que te faz feliz e que te ajude a regular a sua saúde física e mental.

Práticas como relaxamento, meditação, yoga, mindfulness e exercícios corporais favorecem o descanso, autorregulação, resgate do sono, equilíbrio físico e mental e servem como um antídoto para o estresse, ansiedade e a depressão.

Se mesmo assim você perceber que não está conseguindo alcançar tranquilidade, recuperar o sono e o descanso tão necessários para atuar na vida positivamente, procure ajuda profissional.


Fonte: Ministério da Saúde e Universidades Nacionais e Internacionais.

POSIÇÃO 2 - ALERJ 1190X148
DOE SANGUE - POSIÇÃO 2 1190X148
TOPO - PRINCIPAL 1190X148
POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.