Em um ambiente de mudanças rápidas, estar atento aos movimentos do país e do mundo no tocante ao mercado de trabalho, movimento da economia e mudanças sociais é a chave para descobrir tendências ou criá-las.
A busca por facilidades descreve bem a época que vivemos. Se por um lado é prazeroso ter os meios para atender nossas necessidades e desejos de forma muito rápida, por outro lado isso pode representar uma armadilha de viver o risco de desabilitar algumas habilidades cruciais para se desenvolver e aprender a viver neste mundo.
São tantos os estímulos neste novo mundo de facilidades, que muitas vezes esquecemos que precisamos seguir alguns processos naturais e usar nossa criatividade para definir metas, criar planos, vencer obstáculos e vivenciar nossos objetivos.
O mês de janeiro apresentou uma queda nas ofertas de emprego, que podem levar um tempo para se reestabelecer, e isso acende uma luz de que será preciso ampliar a visão, usar a curiosidade e ser intuitivo para enxergar as oportunidades que possam gerar rendas imediatas ou para os que ainda possuem alguma reserva, revisitar e organizar suas habilidades para se adequar às novas demandas de atividades do mercado.
Um ambiente com poucas oportunidades acaba influenciando nossos comportamentos e ampliando receios que, se não forem trabalhados, podem funcionar como alavancas negativas para utilização de nossas capacidades. Diferente dos períodos anteriores, ainda temos o fantasma da pandemia, que influenciou negativamente o mercado e continua sendo elemento de pressão e geração de instabilidade.
Dentre os indicadores de expansão e ascensão no mercado, a área de tecnologia é uma que continuará, ativamente, gerando oportunidades e alavancando o desenvolvimento e melhorias de atividades e pessoas.
Essa situação só reforça que precisamos atuar como protagonistas de nossa vida, acender a luz da motivação para aprender sempre, em cada oportunidade que tivermos, despertar a curiosidade por temas e assuntos que possam enriquecer o conhecimento, habilidades e a capacidade de produzir resultados que fortaleçam nosso potencial em todas as áreas da vida.
É hora de se conectar com pessoas para aprender, trocar, compartilhar, dar e receber apoio, ir além das facilidades e usar sua intuição para ser o seu próprio guia. A necessidade de comparação é uma prática que nos afasta do caminho da autenticidade, por isso aprenda com todos, mas crie o seu perfil e destino.
Vale reforçar que investir no seu autoconhecimento, mapear suas fortalezas, identificar o que precisa ser melhorado e abandonar crenças que limitam suas ações irá contribuir para a sua melhoria de perfil.
Saber criar uma boa frequência de positividade e embarcar numa nova energia que ajude a manter a saúde física, mental e espiritual será de grande valia para seguir em frente em tempos ainda instáveis.