A pandemia da Covid-19 afetou drasticamente o mercado econômico mundial. Os micros, pequenos, médios e grandes empreendedores, dos mais diversos setores, ficaram frente a uma crise sem precedentes. Para muitos especialistas, a pior desde a Grande Depressão – que envolveu o crash da bolsa americana em 1929 e é considerada a maior crise da história.
Em um cenário repleto de instabilidade e incertezas o que definirá se um negócio irá sucumbir ou superar a crise está intrinsicamente ligado à sua forma de gestão. Conhecer profundamente as nuances do mercado, ter uma estratégia definida e saber como mitigar proativamente possíveis gaps é fundamental para que o empresário consiga atravessar esse mar revolto advindo dos desafios impostos pelo coronavírus.
Não existe uma formula mágica para sair da crise. Porém, sem dúvidas, esforço, foco direcionamento e sobretudo, buscar alternativas que possam proporcionar fôlego para o negócio são fatores indiscutivelmente fundamentais.
Nesse contexto, o processo de turnaround se mostra uma alternativa eficiente. A metodologia, que consiste na reestruturação empresarial, visa avaliar o que funciona e quais são os pontos de melhoria na empresa. Com uma avaliação profunda do negócio são verificados os gaps do negócio, falhas são identificadas, brechas são fechadas e a empresa se torna mais robusta.
Esse processo não visa otimizações pontuais, mas sim transformações profundas nos processos da empresa, traçando a melhor estratégia para que o negócio consiga atingir todo o seu potencial.
Em momentos de crise, essa revisão profunda proporcionada pelo o turnaround poderá ser decisiva para o sucesso ou fracasso de um negócio, afinal o processo será responsável pela implementação de uma gestão mais estratégica, que prepare o empresário para os desafios.
Dessa forma, o empresário conseguirá, especialmente diante do cenário atual, gerir e tomar decisões embasado em uma visão de futuro, reconhecendo o que precisa e deve ser melhorado e o que poderá ser mantido. O perfil nesse momento, mais do que de gestor é de recuperador. Para isso ele precisa levar em consideração fatores como:
• Reduzir suas despesas;
• Buscar auxilio jurídico para negociar com devedores e credores;
• Entender profundamente os pontos fortes e fracos do negócio;
• Identificar e cortar investimentos desnecessários e/ou que podem ser postergados;
• Monitorar e controlar o fluxo de caixa;
• Definir um plano de reestruturação;
• Buscar novas metas que possam agregar valor ao negócio.
O cenário não é favorável, mas o empreendedor tem sim meios para sair da crise, desde que adote um perfil proativo que busque soluções, tendo como máxima que “No meio da dificuldade também se encontra a oportunidade”.
Danilo Pirani
Marcelo Oliveira