O Protestantismo surgiu pela Reforma Protestante, no século XVI. Iniciou na Alemanha de 1517, com Martinho Lutero publicando suas noventa e cinco teses contra os abusos da Igreja Católica. Além dela, as Igrejas Calvinistas fundada por João Calvino e outros reformadores protestantes se espalharam pela Europa e também trouxe o anglicanismo como movimento de reforma na Inglaterra e no País de Gales.
O Protestantismo é considerado a segunda maior forma de Cristianismo. Eles desenvolveram sua própria cultura, contribuindo na educação, na ordem política e social, na ciência, na economia, nas artes e etc.
Existem várias denominações pela Igreja Protestante:
• Luterana: primeira igreja protestante, fundada por Martinho Lutero no século XVI, na Alemanha.
• Anglicana: fundada na Inglaterra no século XVI, tem sua origem no Protestantismo, mas traz elementos da Igreja Católica.
• Calvinista: criada no século XVI pelo francês João Calvino, que foi influenciado pelas ideias de Martinho Lutero.
• Metodista: criada pelo inglês John Wesley no século XVIII, tem sua origem dentro da igreja anglicana e foca no amor ao próximo.
• Batista: surgidas a partir das ideias protestantes, as igrejas batistas não apresentam uma crença comum, elas são independentes e suas características podem variar bastante.
• Presbiteriana: as igrejas presbiterianas foram criadas na Inglaterra e Escócia, a partir dos ensinamentos de João Calvino.
• Pentecostal: criadas a partir do século XX, alguns exemplos de igrejas pentecostais no Brasil são a Assembleia de Deus, a Igreja do Evangelho Quadrangular e a Igreja Pentecostal Deus é Amor.
• Neopentecostal: oriundas do movimento pentecostal, surgiram por volta dos anos 1970. Algumas igrejas neopentecostais do Brasil são a Igreja Universal do Reino de Deus, Igreja Mundial do Poder de Deus e Igreja Renascer em Cristo.
A palavra Evangélico se refere ao Evangelho, derivado de Euangelion palavra grega que significa boas novas.
Seus princípios fundamentais são:
A Sola Scriptura, que tem a Bíblia como maior fonte de autoridade;
A Justificação, que é a crença que são perdoados pelos pecados, aqueles que somente tem fé em Cristo;
O Sacerdócio universal dos crentes é o direito e o dever do leigo cristão de não apenas ler a Bíblia na língua pátria, mas também de participar da administração e negócios públicos da igreja;
As que aderiram o Credo Niceno, acreditam na Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo) como um Deus;
As cinco solas, que são as cinco frases em latim que surgiram durante a Reforma Protestante, contém as quatro doutrinas principais da Bíblia: necessidade, suficiência, inerrância e clareza;
E a Presença de Cristo na Eucaristia.
Gratidão por ser contribuição ao seu Despertar & Evoluir.
Foi coerente com sua alma e coração?
Nos siga, dê sua sugestão e compartilhe. Sua colaboração é muito importante para nós.
@portal.eurio
@andora_motta
@despertar_evoluir_