Considerado patrimônio histórico e cultural do Rio de Janeiro, o Copacabana Palace comemorará seu centenário no dia 26 de agosto. A atração principal dessa festa será o internacional DJ Alok, que assina muitos hits de sucesso. Diversos meios de comunicação divulgaram que a expectativa desse show é atrair para as areias da praia mais de um milhão de pessoas.
Se você está se questionando o porquê estou falando sobre isso em uma coluna sobre sustentabilidade, eu respondo: quanto lixo um milhão de pessoas são capazes de gerar em um show na praia?
Segundo dados do site da Prefeitura do Rio, a quantidade de lixo gerado no Réveillon 2023, em Copacabana, foi de 444,5 toneladas de lixo para três milhões de pessoas. Calculando a relação entre essas informações, podemos dizer que, em média, um milhão de pessoas são capazes de gerar 148 toneladas de lixo. Ou seja, na data deste evento poderemos ter, na praia de Copacabana, após o término da comemoração do aniversário do Copacabana Palace, essa quantidade de lixo...
Como podemos reduzir esse lixo durante o show?
O ideal seria colocar o lixo no seu correto local de destino. Porém, imagino que, em meio a um milhão de pessoas, isso não seja uma tarefa animadora.
As latinhas facilmente serão recolhidas pela equipe de catadores. Os mesmos já tem o hábito de se deslocar para os eventos que tenham a previsão de gerar muitos resíduos, principalmente quando estes são recicláveis e fonte de renda.
Caso haja comercialização de beidas em garrafas de vidro, ou você as leve de casa, deixá-las juntas e acumuladas em um lugar distante da aglomeração, se possível longe da areia, evitando acidentes e facilitando o trabalho da equipe da Comlurb. Lixo plástico, embalagens e protetores de alimentos... Que tal guardar no bolso? Assim quando você estiver voltando para casa, basta jogar em uma das lixeiras espalhadas pela cidade. E o mais importante: cobrar das instituições responsáveis pela show e pela limpeza urbana uma ação mais efetiva na limpeza da praia pós-eventos.
Lembre-se: comemorar aniversário é bom, mas manter a praia limpa é melhor ainda!