Os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio 2020, que estão acontecendo em 2021 por causa da pandemia do COVID19, receberam carinhosamente o apelido de “Olimpíadas da Sustentabilidade". Foram muitos os exemplos de ações sustentáveis, reaproveitamento e reciclagem de materiais, desde os equipamentos de apoio aos atletas até as estrelas principais da festa: as medalhas.
Vamos começar pela tocha olímpica, que, na sua produção, utilizou alumínio reciclado. Já imaginou a latinha de refrigerante que você bebeu e descartou de forma correta participando da confecção de um símbolo tão importante? Um luxo!
Os pódios olímpicos foram feitos de plásticos retirados de oceanos e praias. A população se reuniu para recolher esses materiais que, após um processo de limpeza e reciclagem, tornaram-se a matéria prima utilizada nas impressoras 3D. Após seu uso, os pódios olímpicos serão doados e reciclados.
E as camas de papelão? Ficaram famosas aqui no Brasil graças a um vídeo feito pelo nosso jogador de vôlei Douglas Souza, que viralizou nas redes sociais, no qual o atleta pulou e sambou sobre elas com objetivo de provar a resistência desse material. Após o término dos eventos esportivos, o papelão será reciclado.
As medalhas olímpicas foram fabricadas de metais preciosos recuperados das peças presentes em diversos aparelhos eletrônicos, dentre eles vídeo games, câmeras e aproximadamente 6 milhões de celulares doados pela população. Essa ação retirou em média 79 toneladas de lixo eletrônico acumulados nos lares japoneses.
Foto: Divulgação COI
O comitê também idealizou e construiu uma praça de madeira reaproveitada. As peças vieram de várias localidades japonesas e serão devolvidas após o uso. Os eletrodomésticos utilizados nos quartos dos atletas, como por exemplo os aparelhos de ar-condicionado, após o evento olímpico, serão doados para vítimas de desastres ambientes. E o transporte no interior da vila olímpica utiliza como combustível hidrogênio uma fonte de energia limpa e renovável, que vem sendo apontada como um possível substituto dos combustíveis fósseis.
Podemos concluir que o evento fez jus ao apelido recebido. E o melhor é que essas ações não se limitarão apenas ao período do evento. O objetivo dessa proposta vai além de validar essas atitudes sustentáveis no país sede das olimpíadas: é servir de exemplo para todas as outras nações. E você? Também está disposto a repensar seus hábitos e cobrar ações mais sustentáveis dos órgãos responsáveis? Quaisquer ações tomadas, uma coisa é certa: o planeta agradece!