TOPO - PRINCIPAL FELICIDADE PREFEITURA NITERÓI - 1190X148

Metas Sustentáveis para 2022: quais são as suas?

Educando com Sustentabilidade, Por Bárbara Motta, Educadora e Bióloga

Em 08/02/2022 às 16:34:08

O ano de 2022 começou com um misto de esperança e “já vi esse filme”. Foram muitas preces solicitando saúde e um mundo melhor. E nessa “vibe” de retrospectivas e desejo por dias melhores, tivemos que firmar nossos pés no chão e voltar a realidade: A pandemia continua, muitas pessoas ainda se negam a tomar a vacina, as máscaras continuam fazendo parte do nosso look diário (ou deveria!), preços aumentando, desemprego...

Imagino que algumas pessoas, após lerem o início do texto, me considerem pessimista. Pelo contrário. Na maioria dos dias, sou uma pessoa bem otimista. Daquelas que tentam ver o lado bom e simples das coisas. Mas nem sempre a realidade ajuda.

Uma das tradições de começo de ano que eu mais gosto é traçar metas. Metinhas, metas e metonas... Mesmo que você não consiga cumpri-las elas dão um direcionamento do que você considera relevante, sobre qual aspecto da sua vida precisa olhar com mais carinho, e por aí vai.

Pensando nisso, selecionei três metas, que considero possíveis, relacionadas com sustentabilidade e que podem ser adotadas por qualquer pessoa facilmente. Tenho certeza de que depois de lê-las, você vai se perguntar “Por que ainda não faço isso?"

1) Separar o seu lixo em dois grupos: Orgânico X Reciclável.

Se você ainda não faz isso, respira fundo e começa! Inicia com o mais simples: orgânicos em uma sacola e reciclados na outra. Depois de um tempo comece a separar os reciclados: alumínio, papel, plástico... Vá aos poucos e naturalmente isso se tornará um hábito sustentável, que além de ajudar o meio ambiente, gera renda para os catadores e as catadoras de sua cidade.

2) Faça xixi durante o banho.

Esse é um tema polêmico. Tem gente que acha isso tão óbvio que nem acredita que possa ser uma meta sustentável. Mas também tem gente que prefere fazer seu xixi na privada antes de entrar no banho. “Mas Bárbara, isso é escolha de cada um...”, Concordo! Porém vamos fazer uma conta rápida: uma descarga atual gasta em média seis litros de água cada vez que é acionada. Logo, uma pessoa que toma dois banhos diários, economizaria 12 litros por dia. Em uma semana seriam 84 litros, em um mês seriam 336 litros e em um ano, aproximadamente, 4.032 litros. Quatro caixas d`água! Vale a pena pensar sobre...

3) Aderir à proposta “Segunda sem carne”

Para algumas pessoas é um processo simples e natural diminuir o consumo de proteína animal, para outras é um grande sacrifício. A proposta não é você virar vegetariano ou vegano, pois considero isso um processo individual e gradativo. Porém, deixar de consumir proteína animal por apenas um dia diminui o gasto com água potável, poupa o desgaste do solo e diminui a emissão de CO2 (gás carbônico). Mais informações no insta do @segundasemcarne.

Gostaram das sugestões apresentadas? Já praticam essas metas? Teriam outras sugestões para apresentar? Envie uma mensagem no @educandocomsustentabilidade. Vou adorar conversar mais sobre o assunto. E se você ainda não faz nenhuma dessas sugestões, abrace uma com carinho e comece a repensar suas atitudes. O planeta agradece!


POSIÇÃO 2 - DOE SANGUE 1190X148
DOE SANGUE - POSIÇÃO 2 1190X148
TOPO - PRINCIPAL - FELICIDADE PREFEITURA NITERÓI - 1190X148
POSIÇÃO 3 - DENGUE1190X148
POSIÇÃO 3 - DENGUE 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.