Estive com o gestor do Centro da Música Carioca Artur da Távola, Rubens Kurin, e percebi o quanto ele estava feliz com a inauguração da nova biblioteca pública no seu espaço cultural:
"Para nós, é uma honra receber este acervo importante do Lúcio Rangel. Ter um espaço onde possamos oferecer obras e conteúdos raros, principalmente ligados à linguagem musical, é de uma alegria imensa e só vem reforçar a vocação deste centro cultural, que é celebrar a música de forma potente e diversa", disse.
Não é por menos: foram recebidos mais de três mil livros sobre música brasileira e jazz, doados pela filha do crítico musical que dá nome à biblioteca, Maria Luísa Rangel, sendo que muitas dessas obras estão com dedicatórias.
“É lindo que eu estou deixando para todo mundo, né? Todos terão a possibilidade de ler um livro desses, que são coisas que estão sumindo. Acho que todas são especiais, mas a obra do Pixinguinha tenho um carinho especial, porque meu pai me apresentou Pixinguinha! É tudo primeira edição e a maioria tem dedicatória", comentou Maria Lúcia Rangel, que se graduou em jornalismo por causa do pai. “Eu virei jornalista por causa dele, que me levou à casa do Cartola, na Mangueira, para tomar um drinque com o Pixinguinha. Então, eu conheci esse pessoal todo. Fiquei amiga do Vinícius, do Tom, etc", completou.
Lúcio Rangel ganhou importância para a história da música brasileira principalmente por seu trabalho como diretor e redator da Revista da Música Popular, publicada entre 1954 e 1956. Foi ele quem apresentou Tom Jobim a Vinicius de Moraes, em 1956, no Villarino, onde teve início o projeto que desencadeou a peça “Orfeu da Conceição”.
O Centro da Música Artur da Távola ocupa o antigo Palacete Garibaldi, de estilo inspirado no medieval francês, projetado por Gaspar José de Souza Reis. O imóvel também dispõe de um estúdio de gravação. No prédio anexo ao palacete, há um auditório com 159 lugares, batizado de Sala Maestro Paulo Moura, onde ocorrem os melhores shows da cidade, com preços atraentes, para os moradores da região.
Serviço
Biblioteca Municipal Lúcio Rangel: Rua Conde de Bonfim 824, Tijuca. Funciona de terça-feira a domingo, das 10h às 17h. Grátis. Livre.