Vocês ja ouviram falar no cantor e compositor MOYSEIS MARQUES, que está completando 26 anos de carreira e se apresenta nos melhores lugares do Rio de Janeiro?
Conheci esse artista no fim dos anos 90 divulgando sua banda de forró em programas de TV. Logo depois, ele se dedicou ao samba e virou figurinha (quase) certa de todas as casas da Lapa, principalmente o bar Carioca da Gema, os bailes no clube dos Democráticos e o Rio Scenarium.
Isso sem falar do show onde Moyseis apresenta suas versões para clássicos de Chico Buarque. O espetáculo, que apresentamos juntos na Sala Baden Powell, em Copacabana, em 2018 (eu, como produtor), migrou depois para o Projeto 15 PRAS 7, do Teatro João Caetano, na Praça Tiradentes. Também fizemos cerca de quatro shows juntos, durante a pandemia, no final de 2020 e início de 2021, ao ar livre, em um quiosque da Lagoa Rodrigo de Freitas.
Moyseis protagonizou o musical "A Ópera do Malandro" , adaptação de João Falcão para a obra de Chico Buarque de Holanda que estreou no suntuoso Theatro Municipal do RJ. Sua música também fez parte da trilha sonora de um dos espetáculos mais lindos que assisti até hoje, que foi o "Auê" de Duda Maia com a Cia de Teatro "A Barca dos Corações Partidos".
O que eu mais admiro nele, não são apenas as suas letras ou canções, é sua maneira de interagir com seus fãs e amigos pelas redes sociais: está sempre opinando sobre tudo e todos e defendendo sua classe de músicos e artistas em geral.
No último sábado (19) foi dia de assistir, mais uma vez, o show dele, desta vez no Alfa Bar, próximo à Praça XV, no 0800, como bem anunciado em sua rede social. Dessa vez não foi o espetáculo em homenagem a Chico Buarque, nem tampouco a roda de samba que ele costuma apresentar no Beco do Rato: foi o Baile de Quintal, onde Moyseis mistura xaxado, forró, samba, berimbau e, Bob Marley, além de sua santíssima trindade: Chico Buarque, Luiz Carlos da Vila e Moacyr Luz. Ainda teve a canja do músico Beto Lemos. Foi lindo demais!
Fora isso, sendo uma apresentação 0800, ou seja, de graça, sem a cobrança de couvert artístico ou ingresso, Moyseis pediu a colaboração no chapéu do Jovi para manter sua apresentação ali, mensalmente. Eu fiz a minha parte e, segui seu pedido: deixei o valor de duas cervejas. Que tenham muitos Bailes de Quintal no local. Salve, Salve Moyseis Marques, que estará se apresentando, nesta semana, na França, Espanha e Portugal. Não percam a oportunidade de conhecer esse super artista. Garanto que vão gostar!