TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Cresce o número de artistas pausando a carreira para cuidar da saúde mental

Saúde Mental e Bem-Estar, Por Andréa Ladislau, Psicanalista

Em 26/03/2024 às 22:08:30

Não raro, estamos presenciando nas mídias alguns artistas declarando o desejo de pausar a carreira para cuidar da saúde mental. Aconteceu com o cantor Wesley Safadão, Luisa Sonza, Iza, Cleo Pires, Ronnie Von, Zé Neto, Cara de Sapato, Gabi Melim, entre outros, que usaram as redes sociais e a imprensa para expressar que tinham problemas e precisavam se cuidar e desacelerar, seja na vida pessoal ou profissional. A busca é única: encontrar equilíbrio para continuar a vida de forma equilibrada, com menos culpa, menos autocobrança e melhor qualidade de vida, equilibrando mente e corpo.

Os palcos são a segunda casa destes artistas, mas muitos já perceberam que é preciso pausar e se cuidar. O transtorno mais evidenciado por eles é o de ansiedade generalizada. Um tipo de transtorno que faz com que o indivíduo pense no futuro de forma a projetar sua ansiedade em tudo o que pode acontecer, sempre carregado de preocupação com o amanhã. O problema é que não é uma preocupação saudável, é um processo doentio patológico. E quando pensa no agora, no hoje, ele demonstra um medo excessivo. Medo de tudo ao redor, carregado por angústia, taquicardia e falta de ar.

O artista trabalha com emoções e sentimentos. E são exatamente as emoções que se abalam quando a crise de ansiedade dá o ar da graça. A crise de ansiedade é uma espécie de alerta em que, ao menor sinal de um tipo ameaça a mente aciona um alarme no subconsciente objetivando afastar o indivíduo de qualquer perigo. É uma reação natural do corpo contra o estresse. Um estado emocional caracterizado por tensão, preocupação, fobias e pensamentos ruins e intrusivos.

Essa sensação de imprevisibilidade e de insegurança pode evoluir para outros transtornos psíquicos como Transtorno de Ansiedade Generalizada (TGA), transtornos alimentares, transtornos de compulsão, transtorno de pânicos, bipolaridades e outras questões afins. Por isso, é fundamental aprender a lidar com nossas crenças limitantes que trazem à tona questões conflituosas que podem impedir o indivíduo de ter relações interpessoais saudáveis consigo mesmo, se percebendo como um ser único e especial.

O importante é buscar ajuda de profissionais de saúde mental para descobrir quais os gatilhos estão gerando as crises de ansiedade. Através de ferramentas terapêuticas específicas, o psicanalista poderá auxiliar a desenvolver exercícios respiratórios para amenizar os desconfortos e fortalecer o gerenciamento das emoções a ponto de criar espaços de tempo cada vez maiores entre uma crise e outra.

Enfim, ultimamente, relatos de crises de ansiedade são cada vez mais frequentes entre os seres humanos, sejam artistas ou não. Nossas limitações são evidenciadas e a fragilidade toma conta do indivíduo em crise, uma vez que a perda do controle é evidente. Porém, a sensação de angústia pode também gerar depressão, pânico, desequilíbrio emocional e uma insegurança constante, aspectos comuns ao quadro descrito que denunciam a fragilidade da saúde mental do indivíduo. Portanto, é preciso desacelerar nossos processos internos e promover o autoconhecimento, que fará com que sejamos seres mais equilibrados e conscientes de nosso papel no universo em que estamos inseridos.


POSIÇÃO 2 - ALERJ 1190X148
DOE SANGUE - POSIÇÃO 2 1190X148
TOPO - PRINCIPAL 1190X148
POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.