A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) publicou, nessa sexta (18), no Diário Oficial uma solicitação para que a Comissão de Ética e Decoro Parlamentar avalie se houve quebra de decoro ou não na ida do deputado estadual Rodrigo Amorim (PSL) à Unidade de São Cristóvão do Colégio Pedro II. A decisão ocorreu após o reitor da instituição, Oscar Halac, fazer uma representação contra o parlamentar na Assembleia Legislativa e uma denúncia na Polícia Federal.
A presidente do conselho, a deputada Martha Rocha (PDT), deverá se reunir na próxima quarta-feira com os demais integrantes para avaliar se dão prosseguimento ou não para a abertura de uma sindicância contra Amorim.
Rodrigo Amorim e o deputado federal Daniel Silveira (PSL) estiveram no CPII de São Cristóvão na sexta-feira passada para uma visita surpresa e tiraram fotos de murais e livros que estavam no local. O caso se tornou público, após a divulgação de vídeos feitos pelos alunos onde aparecem os deputados saindo do colégio sob gritos e vaias.
O Portal Eu, Rio entrou em contato com a assessoria do deputado estadual Rodrigo Amorim, para que se pronunciasse sobre o pedido feito contra ele no Conselho de Ética.
A assessoria do deputado estadual Rodrigo Amorim respondeu em nota que “o deputado informa que o publicado no D.O corresponde a um procedimento normal, feito em todas as solicitações externas. O deputado já solicitou formalmente ao gabinete do deputado Daniel Silveira que entre com uma representação no MEC (Ministério da Educação) contra o reitor por ter obstruído a entrada de dois parlamentares no exercício de suas funções".
O Ministério da Educação foi procurado, mas não quis se manifestar sobre o caso.