Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Sem acordo até agora

CPI do BNDES tem última chance de votar relatório final

Créditos para empreiteiras nacionais fazerem obras no exterior, nos governos de Lula e Dilma, estão sob exame


Altineu Côrtes (PL-RJ) chegou a pedir o indiciamento dos ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do BNDES voltou a se reunir na manhã de terça (22/10) para votar o relatório final do deputado Altineu Côrtes (PL-RJ). A CPI apurou supostas irregularidades nos contratos internacionais do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no período dos governos petistas, de 2003 a 2015.

O parecer de Côrtes chegou a pedir o indiciamento dos ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff, mas, em busca de acordo, o relator concordou em retirar esses nomes e de outras nove pessoas para conseguir a aprovação do texto. A retirada não gerou o resultado que o parlamentar esperava e o acordo não foi fechado.

Na segunda (21/10) 21 integrantes da CPI assinaram a lista de presença da reunião do colegiado, mas apenas 12 votaram nominalmente o pedido de retirada de pauta do relatório de Côrtes. Como o quórum mínimo para votação é de 18 parlamentares, a reunião foi encerrada.


A terça-feira (22/10) é o prazo final para conclusão dos trabalhos da comissão. O presidente da CPI, deputado Vanderlei Macris (PSDB-SP), pediu prorrogação do prazo, mas ainda não obteve resposta. Ele afirma que há uma "aliança espúria do PT com partidos do Centrão" para evitar que a CPI vote o texto final. "Claro que essa aliança é na direção de não termos relatório na CPI", criticou Macris.

Nos últimos três anos, esta é a terceira CPI que tenta apurar possíveis irregularidades no BNDES. As outras duas, uma da Câmara (2016) e uma do Senado (2018), não chegaram a resultados concretos.

Com Agência Câmara de Notícias

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!