O Fluminense perdeu para o Ceará e se complicou ainda mais no Campeonato Brasileiro. Em confronto direto nesta quarta-feira (30), no Castelão, o time carioca começou jogando mal e levou o primeiro gol aos 14 minutos do primeiro tempo, marcado pelo atacante Bergson. Mas na segunda etapa, a equipe comandada por Marcão mudou a postura e dominou o jogo. Mesmo assim, os donos da casa encaixaram um contra-ataque e ampliaram o placar, já nos acréscimos, aos 46 minutos. Mateus Gonçalves foi quem balançou as redes no segundo gol.
A vitória por 2 a 0, aliviou para o Ceará nesta 29ª rodada da competição. O time de Adilson Batista tem agora 33 pontos e se afasta um pouco da zona de rebaixamento, enquanto que o Tricolor corre risco de voltar ao Z4, caso o Cruzeiro vença o Botafogo em confronto no Estádio Nilton Santos, na noite desta quinta-feira (31). A equipe carioca parou nos 30 pontos e ainda tem como próximo o Vasco da Gama, sábado (2), no Maracanã. Mais dois resultados não foram favoráveis ao Flu nesta noite. O CSA venceu o Corinthians e a Chapecoense triunfou sobre o Atlético Mineiro.
Bergson abre o placar no Castelão O Fluminense começou a partida trabalhando bem no ataque, mas bobeou na defesa e o Ceará não perdoou. Aos 14 minutos do primeiro tempo, Bergson abriu o placar no Castelão. Ricardinho fez um lançamento longo para o atacante, que ficou sozinho de frente para o gol, não dando chance de defesa ao goleiro Muriel. 1 a 0 sobre o Tricolor.
A sequência foi de maior tranquilidade para a equipe cearense, que inclusive levou mais perigo à área adversária. Já o time carioca esteve abaixo das expectativas, marcando mal e desperdiçando ataque. Como aos 37 minutos, quando Ganso passou a bola pela direita para Nenê, que cruzou para ninguém.
Flu domina na etapa final, mas Ceará amplia Marcão fez duas substituições no intervalo. Wellington Nem e João Pedro entraram nos lugares de Nenê e Marcos Paulo, respectivamente. O time apresentou melhora e intensificou o ataque. Adilson Batista também tirou Thiago Galhardo, que esteve apático na segunda etapa e recebeu vaias da torcida. Mas foi aos 12 minutos, para entrada de Mateus Gonçalves. Aos 25, trocou João Lucas por Eduardo Brock.
Houve queda de rendimento do Vovô e o Tricolor começou a bombardear a defesa cearence, merecendo até o empate. Para dar uma segurada no meio-campo, Ricardinho foi substituído por Pedro Ken. Ambas as equipes fizeram as três alterações possíveis, pois Guilherme também entrou no lugar do Yuri, no time carioca, mas já nos minutos finais.
De nada adiantou a mudança de postura e domínio tricolor no segundo tempo. Pois no primeiro contra-ataque que o Ceará encaixou, os donos da casa pegaram os visitantes abertos e marcaram o segundo gol, já nos acréscimos. Aos 46 minutos, Mateus Gonçalves fechou o placar em 2 a 0 no Castelão.
FICHA TÉCNICA
CEARÁ 2 X 0 FLUMINENSEGol: Bergson (14/1T) e Mateus Gonçalves (46/2T)
Local: Arena Castelão, em Fortaleza (CE)
Data: 30 de outubro de 2019 (Quarta-feira)
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS)
Assistentes: Jorge Eduardo Bernardi (RS) e André da Silva Bitencourt (RS)
Cartão Amarelo: Fabinho (CEA); Yuri (FLU)
CEARÁ: Diogo Silva, Valdo, João Lucas (Eduardo Brock), Ricardinho (Pedro Ken) e Felipe Silva; William Oliveira, Luíz Otávio, Fabinho e Samuel Xavier; Willian Oliveira, Bergson e Thiago Galhardo (Mateus Gonçalves). Técnico: Adílson Batista
FLUMINENSE: Muriel, Gilberto, Nino, Digão e Caio Henrique; Yuri (Guilherme), Daniel e Ganso; Nenê (Wellington Nem), Marcos Paulo (João Pedro) e Yony González. Técnico: Marcão