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Niterói pretende atrair produções audiovisuais para a cidade

Prefeito firmou esta semana nos EUA uma comissão e linha de investimento para a área

Por André Luiz Coutinho em 20/07/2018 às 23:02:11

Parceria promete movimentar a economia da cidade através do audiovisual. Foto: Paulo Lima/Divulgação

Foi lançada na última terça-feira (17) em uma cerimônia no Consulado Geral do Brasil em Los Angeles nos Estados Unidos a Niterói Film Commission, iniciativa que visa atrair produções nacionais e estrangeiras para filmar em Niterói e assim também alavancar a economia do município. Junto dessa comissão também foi anunciada uma linha de investimento de 1 milhão de reais. Elevando assim a cidade a um dos principais polos produtores de conteúdos audiovisuais no Brasil.

Talize Sayegh, diretora do Hollywood Brazilian Film Festival, elogiou a iniciativa. “Moro em Los Angeles há 30 anos e sou diretora de um festival brasileiro em Hollywood há 10 anos e eu acredito que ter essa visão não é para qualquer um. Acredito realmente que Hollywood pode ser um banco de oportunidades gigante, que infelizmente o Brasil não teve ainda a visão de aproveitar, como Niterói está fazendo”, declarou. 

O evento contou com a presença do prefeito niteroiense Rodrigo Neves e o ministro da Cultura Sérgio Sá Leitão, além de diversos produtores, roteiristas, artistas, profissionais da indústria cinematográfica e ligados a área do comércio exterior. “Niterói tem um potencial extraordinário na economia criativa, no cinema e no audiovisual. O programa Niterói Cidade do Audiovisual contribui não apenas para o desenvolvimento nesse setor, mas em outras atividades econômicas importantes para a cidade, como o turismo, além de incentivar a geração de empregos e riqueza. Nos últimos quatro anos, nós superamos desafios com planejamento, disciplina e muito trabalho. E, apesar da crise geral, são iniciativas como essa que vão garantir a Niterói um futuro mais sustentável”, disse o prefeito Rodrigo Neves.

O ministro Sá Leitão espera que a iniciativa anime outras cidades a procurar o mesmo caminho. “O lançamento aqui nos Estados Unidos foi importante para divulgar internacionalmente a iniciativa. Eu penso que esse projeto tem muito para contribuir para o desenvolvimento não apenas da cidade, mas do setor audiovisual brasileiro. E eu espero que isso inspire também outras cidades brasileiras a fazerem coisas parecidas. Realmente Niterói, por diversas razões, tem uma vocação para a indústria audiovisual e muita coisa pode ser feita para colocar Niterói no mapa da indústria audiovisual global”, explica.

Essas iniciativas fazem parte do programa Niterói Cidade Audiovisual, uma parceria interfederativa iniciada em setembro do ano passado entre a Prefeitura de Niterói, o MinC e a Agência Nacional do Cinema (Ancine), que prevê investimentos em Niterói no valor de R$ 34 milhões, entre 2018 e 2019.

O programa prevê iniciativas como a liberação de R$ 26 milhões em editais de fomento para o segmento, R$ 4,8 milhões para a implantação do Centro Petrobras de Cinema, R$ 380 mil para seis mostras, e a redução da alíquota de ISS do setor audiovisual de 5% para 2%. Os investimentos contemplam ainda ações de capacitação e formação para o setor, além de atividades de preservação e memória.

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