O Rio de Janeiro é um mercado promissor para o empreendedorismo. Aliados à inovação e tecnologia, o estado é o terceiro maior em número de crescimento de startups no país, segundo a Associação Brasileira de Startups. Para fortalecer a rede de empreendedorismo e a troca de conhecimento, o evento Conexão Empreendedora, na próxima quarta-feira (06/11), entre 15h30 e 21h30, no Lab Oi Futuro, no Flamengo, Zona Sul do RJ, vai reunir os principais atores do ecossistema empreendedor do Rio de Janeiro.
O objetivo do encontro, idealizado pelo StartupRIO, é fomentar o empreendedorismo e contribuir para destacar todo o Estado nesta temática. Além disso, as oportunidades de empreendedorismo no cenário internacional, especialmente nos Estados Unidos, e a visão das empresas empreendedoras pelo mundo também serão abordados. O cônsul chefe do setor político e econômico do Consulado dos EUA, Jesse Levinson, será um dos palestrantes.
O Conexão Empreendedora é um evento em conjunto e colaborativo, que contará com nomes de relevância no cenário empreendedor e realizado por grandes instituições, como Oi Futuro; Faria, Cendão e Maia; Workay; Consulado Americano, Impacto e StartupRio, vinculado à Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio de Janeiro.
No encontro, será realizado um workshop sobre Canvas Jurídico. As oportunidades e desafios para o empreendedorismo feminino também serão discutidos. Para encerrar, serão abordados o ambiente empreendedor, tanto no cenário internacional, como no Brasil; a criação de modelos de negócios sociais sustentáveis.
O secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Leonardo Rodrigues, ressaltou a importância do evento para fortalecer o ecossistema da inovação no Estado.
-Empreendedorismo e Startups são termos inseparáveis e que trabalham em harmonia. O Conexão Empreendedora é uma oportunidade de promover um intercâmbio de ideias e conhecimento junto aos principais atores do segmento. Iniciativas como essa fortalecem o Rio de Janeiro e abrem um horizonte de possibilidades para o empreendedorismo no estado - finalizou o secretário.
O cenário favorável para o empreendedorismo no Rio de Janeiro se destaca cada vez mais. Segundo o Índice de Cidades Empreendedoras (ICE 2017), o Rio de Janeiro tem a 1ª posição na modalidade determinante de Inovação com valor de 8,13. O Rio aparece em 6ª lugar como cidade para empreender. Foram analisadas 32 cidades brasileiras de 22 estados. Diante de tal perspectiva, o objetivo dos organizadores do Conexão Empreendedora é tornar o encontro constante e itinerante.
Para o coordenador geral do StartupRio, Paulo Espanha, a temática escolhida vai proporcionar muita troca de conhecimento e aprendizado, com o objetivo de alavancar positivamente o empreendedorismo no Rio:
- O Conexão é mais uma oportunidade de sincronização com os atores do ecossistema carioca. Temos que trabalhar "juntos e misturados" dentro de um objetivo comum de melhorar o ambiente de negócios do Estado. As próximas gerações agradecem -, destacou Paulo.
Após as palestras, será aberto um espaço para realização de confraternização e networking, idealizado pela cervejaria Drunk Trunk.
Temas e palestrantes:
15:30 - credenciamento
16:00 - 18:00 - Workshop Canvas Jurídico com Fábio Cendão (sócio do Faria, Cendão & Maia Advogados) - apresenta uma visão ampla e prática de planejamento jurídico para startups, possibilitando a utilização do Direito de forma estratégica pelos empreendedores.
18:30-19:30 -Bate-papo mulheres empreendedoras – Oportunidades e Desafios com Juliana Britto (Workay), Elaine Rosa (Rainha Crespa) e Iza Santos (Rede Odara).
19:45 - 20:30 - Bate-papo ambiente empreendedor com Jesse Levinson (Consulado EUA), Camila Soares (IMPACTO) e Paulo Espanha (StartupRIO)
20:30 - MeetUp/ Networking
21:30- Encerramento
SERVIÇO:
Dia: 06/11
Horário: entre 15h30 e 21h30