O projeto EncontrArte Artes Integradas, um dos mais tradicionais eventos culturais da Baixada Fluminense e que está sendo realizado entre 8 e 17 de novembro, apresenta nesta segunda (11), a Mostra E aí?. Através de debates, a ação voltada a produtores culturais da periferia visa destacar as possibilidades promovidas pela legislação brasileira relacionados a patrocínios e apoios empresariais no mercado cultural.
A mesa de conversa terá como temática principal as formas legais de formalização como MEI (Micro empreendedor individual) para a cultura. A especialista em leis de incentivo Patrícia Moreno, vai abordar o funcionamento do Sistema Estadual de Cultura do Rio de Janeiro, o Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura, além das diretrizes e estratégias do Plano Estadual de Cultura.O foco será nas Leis 7035/2015 que criou o Sistema Estadual de Cultura (SIEC) e na lei 8266/2018, de incentivo fiscal para projetos com fomento indireto, inserida dentro do Sistema Estadual de Cultura. "A idéia é apresentar aos produtores culturais da periferia as possibilidades promovidas pela lei, seus aspectos formais, como acessar os patrocinadores e gerenciar seus projetos", conta Claudina de Oliveira, uma das diretoras do EncontrArte.
O evento terá início às 17 horas, no Complexo Cultural Silvyo Monteiro, que fica na Rua Getúlio Vargas, 51, no Centro de Nova Iguaçu. A entrada é franca.