Praia do Peró, em Cabo Frio, terá certificado de qualidade das águas para o próximo verão
Bandeira Azul tremulando atesta selo internacional solicitado pelo Movimento Amigos do Peró
Praia do Peró. Foto: Rodrigo Bittencourt
A Bandeira Azul vai tremular na Praia do Peró, em Cabo Frio, na próxima temporada do verão. Certificado internacional de qualidade de praias, a bandeira será hasteada nesta quarta (13), às 10h, quando Cabo Frio comemora 404 anos de fundação. A Banda dos Fuzileiros Navais vai tocar o Hino Nacional, o Cisne Branco (canção da Marinha), e a seguir fará um concerto para o público, que também vai participar de atividades ambientais e de uma corrida do Peró ao Pontal.
A Bandeira Azul é resultado de uma luta antiga da comunidade do Peró, que há cinco anos solicitou o certificado, através do movimento Amigos do Peró, em reunião com a Coordenadora Nacional do projeto, Leana Bernardi. A Praia do Peró tem 7,2 quilômetros e atende ao principal requisito das praias que têm a Bandeira Azul: a qualidade da água, sem qualquer resquício de poluição. O certificado abrange um trecho de 500 metros na área urbana do balneário. Procurador da República, Leandro Mitidieri, disse que a Praia do Peró ainda apresenta desafios, mas que a Bandeira Azul “é motivo de júbilo”. "É uma comprovação de que a organização da sociedade surte efeitos positivos", comentou o procurador, que criou o projeto Praia Limpa.
Segundo Leana Bernardi, o caso do Peró é único no mundo: foi a comunidade e não o poder público que buscou o selo internacional. Para consegui-lo, é necessário atender uma série de exigências. Por falta de recursos, a Prefeitura de Cabo Frio adiou para março de 2020 as obras de revitalização da orla, com a substituição dos atuais quiosques por outros mais modernos e que atendam as normais ambientais e da vigilância sanitária. "Todos aqueles que lutam para a preservação da qualidade ambiental da Praia do Peró estão comemorando. Mas também vão insistir na cobrança de obras estruturais na orla adiadas para após o verão", disse Roberto Saci, do Movimento Amigos do Peró, que reivindicou a Bandeira Azul.
A coordenadora nacional do Programa Bandeira Azul vai participar da cerimônia de hasteamento. "A renovação da Bandeira Azul na Praia do Peró é o resultado de um trabalho realizado pelos gestores e principalmente pela comunidade na busca pela manutenção e melhoria contínua da qualidade desta praia. Ainda há espaço para muita evolução e será um prazer para a família Blue Flag caminhar junto e acompanhar este crescimento", afirmou a coordenadora.