TOPO - PRINCIPAL DOE SANGUE - 1190X148

Exposição aborda o sagrado e artístico das religiões de matrizes africanas

Cerca de 30 peças, entre roupas e instrumentos musicais que perpassam pela história, cultura e ancestralidade das religiões de matrizes africanas irão compor a mostra

Por Jonas Feliciano em 11/11/2019 às 21:26:24

Imagem: Marcos de Paula/Prefeitura do Rio

Nesta terça-feira (12), o Instituto da História e da Cultura Afro-brasileira (Ihcab) vai inaugurar a exposição Kandombelés. Na ocasião, cerca de 30 peças, entre roupas e instrumentos musicais que perpassam pela história, cultura e ancestralidade das religiões de matrizes africanas irão compor a mostra. A abertura da exposição está marcada para às 18h, na sede do Instituto na Gamboa, região conhecida como Pequena África carioca.

Para Washington Santos, Diretor do IHCAB, a exposição cumpre um importante papel para a cultura afro-brasileira.

"Mostrar nossas tradições e heranças que tanto foram apagadas no processo histórico. É uma forma de resgatar e preservar a memória do povo negro", comentou.

A mostra movimenta uma sacralização enegrecida dos espaços, transmitindo um movimento estético, artístico e cultural negro, onde o passado e presente se integram e potencializam formas pretéritas atuais. Ou seja, os negros antepassados gravados em técnicas artísticas afro-diaspóricas.

Kandombelés deu origem a palavra candomblé. Segundo o antropólogo e professor brasileiro-congolês, Kabengele Munanga, a palavra vem da língua Tshiluba e significa lugar da reza, pedido e culto.

Vale ressaltar que a exposição fica em cartaz até dezembro e pode ser conferida de segunda à sexta-feira, de 10h às 17h. A Entrada é franca. O Instituto da História e da Cultura Afro-brasileira fica na Rua Pedro Ernesto, 80, no bairro da Gamboa, Centro do Rio.

POSIÇÃO 3 - DENGUE 1190X148POSIÇÃO 3 - DENGUE1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.