TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Traficante 'Menor' ou 'Filho do Rei', chefe do tráfico de Arraial do Cabo, teria fugido para Caxias

Chefe de quatro localidades responde a quatro processos na justiça por homicídios na região

Por Mario Hugo Monken em 14/11/2019 às 13:41:31

Foto: Divulgação Polícia Cicil

Arraial do Cabo, na Região dos Lagos do Rio, foi alvo de uma grande operação da Polícia Civil nesta quinta-feira (14). Procurado pelos policiais, o chefe do tráfico nas localidades de Figueira, Sabiá, Caiçara e Parque das Garças, Hemerson Silveira de Souza - o 'Menor' ou o 'Filho do Rei' - teria fugido daquela cidade para Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Ele responde a pelo menos quatro processos na Justiça por homicídios, alguns deles tentados contra PMs, tendo dois assassinatos consumados. A operação de hoje visa cumprir 27 mandados de prisão. Vinte e seis mandados estão sendo cumpridos em Arraial do Cabo e uma das ordens judiciais é para um alvo localizado na cidade do Rio de Janeiro, responsável pelo transporte da droga para aquele município. Até o momento, 17 pessoas já foram presas.

Comando Vermelho
Segundo investigações, 'Menor' ou o 'Filho do Rei' tem aterrorizado a população daquele município, determinando execuções. O bandido sempre anda fortemente armado e cercado por outros membros de sua facção, o Comando Vermelho (CV), impedindo a aproximação de policiais. Interceptações telefônicas mostraram conversas sobre o funcionamento da quadrilha de Menor. Em uma delas, os bandidos demonstram preocupação por não haver ninguém vendendo droga na área do Caiçara. Falam também em buscar algum adolescente para colocar na venda de drogas naquela região rapidamente. Um dos traficantes recebe ligação de um homem não identificado que pede uma carga de maconha (na conversa referida como 'caixa preta'). Há também um trecho em que o suspeito faz contato com um homem não identificado questionando se ele tinha munições para fornecer. No dia seguinte, o mesmo bandido novamente conversa sobre munições, discutindo valores para a compra, demonstrando que a compra é costumeira e que normalmente consegue comprar munições a um preço mais baixo do que estava sendo oferecido.

Inteligência e Monitoramento
As investigações tiveram início há cinco meses. Após intenso trabalho de inteligência e monitoramento, os policiais da 132ª DP chegaram à identificação de todos os membros da quadrilha. Eles tiveram a prisão solicitada à Justiça e os mandados foram expedido pela Vara Única da Comarca de Arraial do Cabo. A apuração apontou que a organização criminosa mantinha contato com um alvo, já identificado, responsável pelo fornecimento de munições para o bando. Além do tráfico de drogas, a quadrilha realizava ainda a grilagem de terras da região com o objetivo de aumentar os lucros ilícitos.
POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.