A redução de trens da SuperVia continua na noite desta segunda-feira (18) por conta de problemas nas caixas de tração de 40 composições produzidas na China. Os trens foram retirados de circulação e, segundo a Concessionária, os intervalos dos ramais Japeri, Santa Cruz e Deodoro e do trecho Gramacho-Saracuruna (ramal Saracuruna) foram reprogramados.
Os trens do ramal de Deodoro também sofrem alterações. As composições partem com apenas quatro carros. Normalmente a operação nesta linha se dá com trens de oito carros.
Problemas nos trens
A SuperVia alega que os problemas ocorrem nas engrenagens transmissoras de energia entre o motor e o eixo das rodas. Os trens estão na garantia. Foram adquiridos pelo governo do Estado e entregues durante o governo de Luis Fernando Pezão entre os anos 2014 e 2016.
Acionada para reparar os trens, o Consórcio CRRC chegou a realizar reparos, mas sem êxito. As peças defeituosas são produzidas pela empresa alemã Voith.
Segundo a concessionária, o plano adotado não registrou superlotação nas composições por conta da redução da frota. Veja os intervalos dos trens adotados para o final do dia:
Ramal Deodoro
Trens paradores – intervalo irregular
Trens expressos - intervalo irregular
Ramal Santa Cruz
Intervalo irregular.
Ramal Japeri
Intervalo irregular.
Ramal Belford Roxo
Intervalo médio de 15 minutos.
Ramal Saracuruna
Trecho Central - Gramacho - intervalo de 10 minutos.
Trecho Gramacho – Saracuruna - intervalo irregular.
Foto: divulgação
Trens chineses apresentam defeito e são retirados de circulação no Rio