Na manhã desta quarta-feira (27), guardas municipais do Grupamento Especial de Trânsito (GET) acolheram cinco pessoas de uma família de refugiados venezuelanos no bairro de Vila Isabel, na Zona Norte carioca. A família foi levada para Centro de Acolhimento da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos
De acordo com a GM-Rio, a família era composta por dois adultos, um homem de 27 e uma mulher de 20 anos, ela estava grávida. Também havia um jovem de 17 e mais duas crianças com quatro e dois anos. No momento em que uma equipe se preparava para iniciar o patrulhamento preventivo, eles pediram asilo na base da 4ª Subinspetoria Regional de Trânsito.
Ainda segundo a corporação, os guardas recepcionaram a família na base e serviram café da manhã. Um dos agente, que falava o idioma espanhol, conversou com o casal. Eles contaram que entraram no Brasil pelo estado de Roraima. O grupo ainda informou que chegaram ao Rio de Janeiro por meio de carona.
Após o primeiro acolhimento, a equipe da GM-Rio encaminhou a família para um Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, de onde também foi acionado o Conselho Tutelar. No local, foi providenciado o acolhimento dos refugiados.