Em função da realização de uma série de eventos relacionados ao G20, entre os dias 14 e 19 de novembro, o Centro de Operações Rio informa que haverá interdições, alterações e restrições para o trânsito na cidade.
De 14 a 17 de novembro, na região da Praça Mauá e Zona Portuária, serão realizados os eventos G20 Social, Festival Aliança Global e U20. Já nos dias 18 e 19, será a vez da Reunião de Cúpula do G20, no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM).
Durante o período, delegações de diferentes países, de entidades e organizações internacionais estarão circulando pela cidade, o que exigirá medidas operacionais para garantir que esses deslocamentos ocorram sem interferências e com o mínimo de impactos na circulação viária da cidade.
A operação de trânsito estará reforçada por todo o período relacionado ao evento com a mobilização diária de 130 operadores de tráfego, 55 motocicletas e 22 veículos operacionais, que atuarão nas regiões diretamente relacionadas ao evento e, também, nos principais corredores de tráfego da cidade, como a Linha Vermelha e a Avenida Brasil, orientando e auxiliando motoristas e pedestres durante a execução dos bloqueios de trânsito e das demais necessidades viárias. No reforço operacional, 20 reboques estarão posicionados em pontos estratégicos para oferecer suporte em casos de problemas mecânicos ou outras ocorrências. Além disso, 30 painéis de mensagens variáveis informarão sobre as condições do trânsito e orientações aos motoristas.
Planos semafóricos específicos serão adotados nos principais corredores de tráfego. Técnicos da CET-Rio, no Centro de Operações Rio (COR), irão monitorar toda a movimentação por meio das câmeras para que, se necessário, sejam feitos ajustes na programação dos sinais a fim de garantir a fluidez do trânsito.
As linhas Vermelha e Amarela, o Aterro do Flamengo, as orlas da Zona Sul e da Barra da Tijuca e a região da Praça Mauá serão impactadas com a movimentação atípica em função dos eventos e deslocamentos das autoridades e público em geral.
Entre as ações, destaca-se também que, no período entre 15 a 20 de novembro não serão implantadas as Áreas de Lazer no Aterro do Flamengo e na orla da Zona Sul.
Os principais pontos que receberão ações específicas em função do evento são esses:
ATERRO DO FLAMENGO (Avenida Infante Dom Henrique)
O MAM será o local onde ocorrerá o evento principal. Em função disso, as pistas do Aterro do Flamengo serão caminho de chegada e saída dos participantes ao evento, exigindo que seu tráfego seja restrito e controlado para permitir que os deslocamentos sejam feitos com segurança e tempos de deslocamento precisos.
Tendo em vista que a chegada das autoridades e os deslocamentos das equipes das forças de segurança iniciam com antecedência, as alterações no funcionamento das pistas do Aterro começarão no dia 15/11 (sexta-feira), feriado do Dia da Proclamação da República.
Neste dia, os órgãos de segurança realizarão atividades nas pistas do Aterro, o que exigirá fechamento da circulação do trânsito em geral, em ambos os sentidos, entre o Trevo dos Estudantes e o Monumento a Estácio de Sá, das 7h às 12h.
A partir das 12h, às pistas serão reabertas ao trânsito em geral, entretanto, é importante destacar que, apesar de ser feriado, NÃO HAVERÁ ÁREA DE LAZER, já que a presença de pedestres nas pistas seria incompatível com a circulação dos veículos das forças de segurança em suas atividades.
Várias delegações irão chegar à cidade no dia 17/11 (domingo) para o evento principal nos dias 18 (segunda-feira) e 19 (terça-feira). A partir desse momento, a circulação de veículos no Aterro do Flamengo será totalmente controlada e restrita. Somente os veículos relacionados ao evento poderão circular.
Da 0h do dia 17/11 (madrugada de sábado para domingo) até às 23h59 do dia 19/11 (noite de terça-feira), as pistas do Aterro do Flamengo estarão fechadas de forma contínua para circulação do trânsito em geral, em ambos os sentidos, entre o Trevo dos Estudantes e o Monumento a Estácio de Sá.
Assim como no dia 15, nesses dias, NÃO HAVERÁ ÁREA DE LAZER , pois a presença de pedestres nas pistas será incompatível com os deslocamentos de delegações que irão ocorrer a todo momento na via.
No dia 20/11 (quarta-feira), feriado do Dia da Consciência Negra no Brasil – várias delegações e forças de segurança também utilizarão as pistas do Aterro para diversos deslocamentos. Todas as pistas da via estarão abertas ao tráfego em geral. No entanto, para garantir que esses deslocamentos ocorram de forma segura, também nesta data NÃO HAVERÁ ÁREA DE LAZER.
ORLA DA ZONA SUL (avenidas Atlântica, Vieira Souto e Delfim Moreira)
Como os hotéis da Orla irão receber inúmeras delegações dos participantes dos eventos e serão pontos de partida e de chegada dos deslocamentos das comitivas, haverá circulação frequente de comboios com batedores das forças de segurança. Em função disso, nos dias 15 (sexta-feira), 17 (domingo), 18 (segunda-feira), 19 (terça-feira) e 20 (quarta-feira) NÃO SERÁ IMPLANTADA ÁREA DE LAZER na orla da Zona Sul (avenidas Atlântica, Vieira Souto e Delfim Moreira). A medida prevê a preservação das vias livres ao trânsito das delegações, já que a presença de pedestres nas pistas resultaria em maior risco durante a passagem dos comboios. Nesses dias, o trânsito de veículos em geral estará liberado em ambos os sentidos, como acontece nos dias úteis.
Os fechamentos pontuais ocorrerão somente na passagem dos comboios e serão feitos pelos batedores que acompanharão as delegações.
Equipes da CET-Rio e da Guarda Municipal estarão reforçadas e atuando em toda a região. É muito importante que os pedestres realizem as travessias das vias nas faixas de pedestres com segurança.
SUSPENSÃO DAS ÁREAS DE PROTEÇÃO AO CICLISMO DE COMPETIÇÃO (APCC)
Por conta do planejamento operacional relacionado à Cúpula do G20, da necessidade de garantir as melhores condições à fluidez do trânsito na cidade e, também, pelo aumento na movimentação na região da Rodoviária do Rio, serão suspensos os treinamentos nos seguintes circuitos APCCs:
PROIBIÇÃO DE ESTACIONAMENTO
A partir da meia noite da próxima quinta-feira, dia 14/11, até às 23h59 do dia 19/11 (terça-feira), haverá proibição de estacionamento no Leme, Copacabana, Ipanema, Leblon, São Conrado e Barra da Tijuca. As vagas poderão ser utilizadas pelas forças de segurança e demais veículos empenhados nos eventos do G20.
Copacabana
Leme
De 0h de sábado (16/11) até às 23h59 de terça-feira (19/11), a Avenida Atlântica terá proibição de estacionamento entre as ruas Anchieta e Aurelino Leal; e no trecho entre os números 900 e 974.
Ipanema
De 0h de sábado (16/11) até às 23h59 de terça-feira (19/11), a Avenida Vieira Souto terá proibição de estacionamento em toda a extensão.
Leblon
De 0h de sábado (16/11) até às 23h59 de terça-feira (19/11), a Avenida Delfim Moreira terá estacionamento proibido em toda a extensão.
São Conrado
De 0h de sábado (16/11) até às 23h59 de terça-feira (19/11), a Avenida Aquarela do Brasil, terá a proibição de estacionamento entre as avenidas Almirante Álvaro Alberto e Prefeito Mendes de Moraes.
Barra da Tijuca
No mesmo período, o estacionamento será proibido na Rua Marcia Nogueira Batista, no trecho entre a Rua Beatriz Segall e a Avenida Carlos Zara.
FAIXAS REVERSÍVEIS SUSPENSAS
A CET-Rio informa que a operação de todas as faixas reversíveis da cidade será suspensa durante os feriados decretados por conta dos eventos do G20, na segunda (18/11) e na terça-feira (19/11). São elas:
Equipes da CET-Rio e da Guarda Municipal, com apoio do Centro de Operações, realizarão o monitoramento das vias.
RECOMENDAÇÕES
Em importantes corredores de tráfego da cidade estarão ocorrendo diversos deslocamentos das comitivas acompanhadas de batedores, o que exigirá fechamento momentâneo das vias para a passagem dos comboios.
As principais vias onde haverá fluxo frequente das delegações são: Linha Vermelha, Avenida Brasil, Via Expressa do Porto (Avenida Rodrigues Alves), Túnel Marcello Alencar, Enseada de Botafogo (Avenida das Nações Unidas), Avenida Princesa Isabel, Avenida Atlântica, Rua Francisco Otaviano, Avenida Vieira Souto, Avenida Delfim Moreira, Avenida Niemeyer, Autoestrada Lagoa-Barra (Autoestrada Engenheiro Fernando Mac Dowell), Avenida Ministro Ivan Lins, Avenida Lucio Costa, Avenida Ayrton Senna e Linha Amarela. Em função da movimentação atípica nessas vias, a recomendação aos motoristas é que, sempre que possível, evitem utilizá-las entre os dias 15 e 20 de novembro, optando por rotas alternativas para seus deslocamentos.
Aos pedestres, especialmente nas orlas da Zona Sul e Barra da Tijuca, a orientação é que sempre utilizem as faixas de pedestres durante a travessia das vias, observando com atenção se não há passagem dos comboios no momento, de modo que atravessem com total segurança.