TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Bebês prematuros viram super-heróis no Rocha Faria

A Mini Liga da Justiça foi uma iniciativa da equipe de enfermagem da UTI Neonatal do Hospital Municipal Rocha Faria (HMRF)

Por Jonas Feliciano em 28/11/2019 às 13:51:02

Imagem: Divulgação

Para dar visibilidade e ampliar as discussões sobre a prematuridade, a equipe de enfermagem da UTI Neonatal do Hospital Municipal Rocha Faria (HMRF) realizou a ação Mini Liga da Justiça. Na ocasião, todos os bebês prematuros, internados na unidade, ganharam roupinhas de super-heróis confeccionadas pelas próprias enfermeiras. Teve batman, super-homem e até mulher-maravilha.

De acordo com os idealizadores da ação, o objetivo é enfatizar a luta dos pequenos pela vida e comemorar o Novembro Roxo, que é o mês de mobilização para a redução do número de nascimentos de bebês prematuros.

Ana Caroline Silva, mãe dos gêmeos Enzo e Lorenzo, está internada na unidade há pouco mais de um mês por conta da prematuridade. Ela contou um pouco da sua experiência na unidade.

Imagem: Divulgação

"Meus filhos nasceram de 36 semanas. Estão ótimos e ganhando peso para ir pra casa. Ficamos muito emocionados com a ação, eu e o pai dele choramos vendo nossos gêmeos vestido de batman e super-homem", disse emocionada.

Enquanto os super-heróis lutam para salvar o mundo das garras do mau, os recém-nascidos prematuros lutam, todos os dias, para viver e poder ter uma vida saudável. Denise Carvalho, coordenadora de enfermagem da Neonatal enfatizou a importância da iniciativa e do debate acerca da prematuridade.

Imagem: Divulgação

"Essa ação além de chamar atenção para o tema visa trazer alegria para os pais desses bebês que aguardam ansiosos pela alta médica. Trazer o lúdico para esses pais significa muito do ponto de vista emocional, como renovar a esperança e a alegria, tão necessárias nesse momento", ressaltou.

Prematuridade

Segundo o Ministério da Saúde, no Brasil,? aproximadamente 10% dos bebês nascem antes do tempo. São considerados prematuros os nascidos antes das 37 semanas de gestação. Dentre as principais causas da prematuridade estão a falta do pré-natal, a infecção urinária materna, baixa idade materna, tabagismo, doenças sexualmente transmissíveis, malformação fetal, hipertensão e diabetes gestacional.

"Duas das causas mais comuns da prematuridade, hoje, são a baixa idade materna (gravidez na adolescência) e doenças sexualmente transmissíveis como a sífilis, por exemplo," explicou a pediatra e coordenadora da UTI neonatal do HMRF, Angélica Svaiter.

Novembro Roxo

Durante o mês foram realizadas outras ações sobre o tema no Rocha Faria. O andar da UTI neonatal foi decorado com bolas e exposição de fotos de bebês prematuros que já estiveram hospitalizados na unidade. Também foi realizado um encontro multidisciplinar para debater o tema entre colaboradores, estudantes e familiares. Todas essas ações fazem parte do Novembro Roxo.


















POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.