Servidores estaduais já podem retirar seu 13° salário integralmente
Aposentados e pensionistas estão inclusos na folha de pagamento
Os mais de 461 mil servidores ativos, aposentados e pensionistas do Governo do Estado recebem nesta segunda (2) o 13° salário integral referente ao ano de 2019. A folha líquida salarial é de R$ 1,845 bilhão e, após sucessivos atrasos nos últimos ano, os funcionários terão o abono antes de 20 de dezembro, data antes do prazo legal.
Além disso, o depósito será realizado com recursos do Tesouro Estadual, ou seja, sem empréstimos, receitas extraordinárias ou outros tipos de financiamentos.
“Quando assumi em janeiro, não havia recursos para pagar os salários dos servidores a partir do segundo semestre deste ano. A adoção de uma série de medidas de gestão tributária e o fortalecimento do caixa estadual permitiram quitar todos os salários mensais dentro do prazo e fazer a antecipação em alguns meses. Estamos encerrando 2019 com o depósito do 13º salário no início deste mês. Há um total compromisso deste governo com os servidores públicos”, destacou o governador Wilson Witzel.
Desde o início da crise financeira, em 2015, o pagamento do 13º salário sofreu diversos atrasos. Naquele ano, a segunda metade do abono foi parcelada em cinco vezes. O de 2016 foi pago somente em 2017, uma parte em março e outra em dezembro. O 13º de 2017 foi pago em dia somente para ativos de alguns órgãos que usaram recursos próprios para custear a folha.
O restante teve o abono quitado em janeiro e em abril de 2018, por meio de recursos oriundos de operação de crédito. O pagamento do abono natalino de 2018 ocorreu dentro do exercício devido ao uso de recursos extraordinários do Refis, programa de refinanciamento de dívidas tributárias.