Em jogo válido pela 37ª rodada do Brasileiro, o Vasco da Gama foi até Salvador para medir forças com o Bahia na Arena Fonte Nova.
Apesar de ter atuado grande parte da partida com um jogador a menos e ter saído atrás no marcador, o Gigante da Colina foi valente e buscou o empate na etapa final, com um belo gol de Marrony.
O jogo
O Bahia, jogando em casa, tomou a iniciativa no começo da partida e mostrou logo aos seis minutos, com Gilberto, quem manda no território.
O atacante recebeu de Flávio e chutou por cima da meta defendida por Fernando Miguel.
A equipe de São Januário equilibrou as ações e respondeu aos 12, com Andrey, que passou para Raul e o viu finalizar rasteiro, obrigando Douglas a fazer grande intervenção.
Depois aos 23, outra boa investida do Tricolor, novamente com Gilberto, num chute para fora.
O time de Roger Machado seguiu atacando, e aos 26, João Pedro limpou a marcação e arriscou da intermediária. A bola passou por cima do travessão.
O Gigante da Colina ficou próximo de balançar as redes quando o cronômetro apontava 29 minutos e o árbitro assinalou pênalti de Moisés em Raul.
O VAR entrou em ação, entretanto, o árbitro cancelou a penalidade.
Aos 42, o VAR voltou a ser protagonista numa disputa na área cruzmaltina e ao analisar, o juiz marcou pênalti, convertido por Gilberto, que culminou na expulsão de Ricardo.
O segundo tempo foi bem movimentado. Aos 4 minutos, Gregore arriscou da intermediária e acertou o travessão, assustando o professor Luxemburgo.
Três minutos depois, aos sete, foi a vez do Vasco assustar, através de uma arremate de longe de Yago Pikachu.
Com um a mais em campo, o Bahia se fez mais presente no campo de ataque, mas sem levar muito perigo.
O Gigante, por sua vez, buscou assustar através dos contra-ataques. Com 20, Fellipe Bastos chutou de longe e colocou Douglas para trabalhar.
Para deixar o Vasco mais ofensivo, o treinador Vanderlei Luxemburgo tirou Raul e colocou Gabriel Pec na segunda metade da etapa final.
A entrada do garoto surtiu efeito e o Gigante da Colina chegou ao empate com 39 minutos.
O camisa 32 cruzou rasteiro, na direção da pequena área, e viu Marrony finalizar com categoria para o fundo das redes, empatando o jogo e trazendo um precioso ponto para o Rio de Janeiro na bagagem.
No domingo, às 16 horas, o Vasco irá enfrentar a Chapecoense no Maracanã no encerramento da competição.
A expectativa é de casa cheia, pois mais de 30 mil ingressos já foram vendidos.
FICHA TÉCNICA
BAHIA 1 X 1 VASCO DA GAMA
Local: Arena Fonte Nova, Salvador (BA)
Data: 05 de dezembro de 2019
Horário: às 19h15 (de Brasília)
Árbitro: Felipe Fernandes de Lima (MG)
Auxiliares: Frederico Soares Vilarinho (MG) e Ricardo Junio de Souza (MG)
Árbitro de Vídeo: Igor Junio Benevenuto de Oliveira (MG)
Cartões Amarelos: Richard (Vasco); Arthur Caíke (Bahia)
Cartão Vermelho: Ricardo Graça (Vasco); Arthur Caíke (Bahia)
Gols: Gilberto, 45/1T (Bahia); Marrony, 39/2T (Vasco)
BAHIA: Douglas Friedrich, Nino Paraíba, Lucas Fonseca (Wanderson), Juninho e Moisés; Gregore, Flávio e João Pedro; Artur, Gilberto (Fernandão) e Élber (Arthur Caíke). Técnico: Roger Machado.
VASCO DA GAMA: Fernando Miguel, Raul Cáceres (Fellipe Bastos), Werley, Ricardo e Henrique; Richard, Andrey e Raul (Gabriel Pec); Yago Pikachu, Marrony e Ribamar (Marcos Jr). Técnico: Vanderlei Luxemburgo