Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Triste lembrança

Chacina da Candelária completa 25 anos hoje com missa em homenagem às vítimas

Oito meninos de rua, vítimas da chacina de 1993, e outros casos de violência foram homenageados


Oito jovens foram fuzilados por policiais militares em frente à igreja, no Centro do Rio. (Agência Brasil)

A missa, na manhã desta segunda-feira, lembrou as oito vítimas da Chacina da Candelária, que completa 25 anos hoje, e de outros episódios de crimes no Rio de Janeiro. Familiares e amigos de vítimas de chacinas e de outros tipos de violência no Rio estiveram presentes na homenagem.

A chacina e outros casos de violência, como o da vereadora Marielle Franco e de seu motorista Anderson Gomes, e do menino Ryan, que morreu após ser baleado enquanto brincava em um telhado, foram também lembrados.

Homens, mulheres, crianças e jovens subiram ao altar da igreja da Candelária com velas e cartazes, representando não só as vítimas da Chacina, como também de outros tipos de violência que ocorreram no Rio de Janeiro.

Algumas pessoas seguiram em caminhada da Candelária em direção à Cinelândia levando faixas, cartazes e dando gritos de ordem e de paz, após a missa.

A chacina da Candelária

Oito jovens ao todo, entre 11 e 19 anos, foram fuzilados na madrugada de 23 de julho de 1993 por policiais militares que abriram fogo contra um grupo que dormia na praça, em frente à igreja, no Centro do Rio.

Todos os apontados por envolvimento na Chacina da Candelária estão fora da cadeia. Os três eram policiais militares. Um deles, inclusive, é considerado foragido pela Justiça. São eles: Nelson Oliveira dos Santos Cunha, que está solto; Marcos Aurélio de Alcântara, também está solto; e Marcus Vinícius Emmanuel Borges, foragido.

Os sobreviventes contaram que os homens chegaram à praça em frente à Igreja da Candelária chamando pelo o nome de Marco Antônio Alves da Silva, o Come-Gato, um dos líderes do grupo. Em seguida, dispararam tiros sobre o grupo de mais de 70 pessoas segundo ativistas sociais da região.

Um grupo foi executado na Candelária e outros dois jovens foram executados no Aterro do Flamengo. Algumas armas utilizadas na Candelária foram também usadas no Aterro, de acordo com o exame de balística.

As vítimas foram: Paulo Roberto de Oliveira, 11 anos; Anderson de Oliveira Pereira, 13 anos; Marcelo Cândido de Jesus, 14 anos; Miguel de Almeida, 14 anos; "Gambazinho", 17 anos; Leandro Santos da Conceição, 17 anos; Paulo José da Silva, 18 anos; Marcos Antônio Alves da Silva, o Come-Gato, 19 anos.

Chacina da Candelária completa 25 anos vítimas da chacina de 1993 Oito jovens foram fuzilados por policiais vítimas da Chacina da Candelária vereadora Marielle Franco e de seu motorista Anderson Gomes menino Ryan Nelson Oliveira dos Santos Cunha que está solto; Marcos Aurélio de Alcântara

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!