TOPO - PRINCIPAL DOE SANGUE - 1190X148

Sessão Azul completa 4 anos promovendo socialização de autistas e familiares

Projeto totaliza um público de 51 mil pessoas em 29 cidades e 12 estados neste período

Por Portal Eu, Rio! em 13/12/2019 às 13:40:03

Fotos: Divulgação

O Sessão Azul comemora quatro anos neste mês de dezembro com a marca de 534 sessões de cinema, 8 sessões de teatro e 18 visitas ao AquaRio, totalizando um público de 51 mil pessoas neste período. O projeto nasceu com a proposta de socializar autistas e suas famílias através de eventos adaptados, estendendo o trabalho terapêutico já realizado com eles. A iniciativa tem o apoio de 11 redes de cinema em 39 shoppings nas mais de 29 cidades e 12 estados do Brasil. Além disso, conta com a parceria de 240 voluntários capacitados e 52 entidades. Por meio dessas parcerias, conseguiu promover mais de 145 sessões totalmente gratuitas.


Fundado em 2015 pelas psicólogas Carolina Salviano e Bruna Manta, e pelo gerente de projetos Leonardo Cardoso, o Sessão Azul traz a proposta de ser uma atividade extensora do trabalho terapêutico realizado com a criança, aumentando o engajamento dos pais no processo de tratamento. Leonardo conta que os planos para 2020 são muitos. “No próximo ano a meta é expandir para mais estados e cidades e promover sessões adaptadas para adolescentes e jovens adultos”, ressaltou.

Alexandre Mascarenhas é um autista de 47 anos que nunca tinha ido ao cinema. Os pais, que sempre adoraram o programa, deixaram de ir após seu nascimento por medo das reações do filho e das pessoas. Ilma Mascarenhas, mãe de Alexandre, viu a oportunidade acontecer em 2015, quando surgiu o Sessão Azul. “Sentíamos muita falta de ir ao cinema e ter sessões adaptadas para que nosso filho pudesse ir conosco. Foi muito bom! Sem dúvida nenhuma, o Alexandre melhorou muito a socialização, principalmente na questão de ficar voltado para uma tela, além da interação com outras crianças. Além do cinema, também foi possível levá-lo ao AquaRio pelo Sessão Azul. Os resultados são visíveis, para além dos tratamentos que ele já faz, porque as sessões adaptadas além de trabalhar o comportamento dele, trabalham a concentração – que ele não tinha – e estimula a interação com os personagens da tela”, ressaltou Ilma.


Adaptação do ambiente

As sessões de cinema e teatro, bem como as visitas ao AquaRio, têm o ambiente todo modificado para receber esse público. No cinema, por exemplo, o som é mais baixo, a luz fica levemente acesa e toda a plateia pode andar, falar, e cantar à vontade. Já o circuito do AquaRio é realizado no horário em que está fechado para o público comum, com ambiente todo iluminado (normalmente o ambiente fica todo escuro), o que reduz os estímulos que podem interferir nas crianças.

Leonardo destaca que os eventos adaptados estimulam muito as crianças, que ficam fascinadas com tudo que vê. “Tivemos o caso de uma menina autista quase não verbal que, olhando para um tanque no AquaRio, falou "água viva", o que surpreendeu e emocionou os pais, que nem sabiam que ela conhecia”.

De acordo com Carolina Salviano, psicóloga especialista em autismo e também uma das fundadoras do projeto, os eventos adaptados fazem bem não só para a criança, mas também a seus familiares. Para muitas famílias, são a única forma de poderem frequentar determinados locais culturais que normalmente não oferecem ambientes tão confortáveis a seus filhos. “As famílias se sentem melhor para participar, sem receios ou medo de como as crianças irão se comportar. Isso permite a socialização de toda família, além de ajudar as crianças a interagir entre si", explicou.

Bruna Manta, também psicóloga especialista em autismo e fundadora do projeto, acrescenta que é possível observar também muita troca de informações sobre tratamentos e experiências do cotidiano entre as famílias durante as sessões. “Acreditamos que estes momentos de diversão e descontração, associado à maior interação com outras famílias que passam pelas mesmas questões, tende a gerar um maior engajamento de todos no processo do tratamento”, destaca.

As famílias têm direito à meia entrada em todas os eventos. As pessoas com deficiência também asseguram o direito a um acompanhante gratuito. Quando há a opção de mais de um filme com temática infantil em versão dublada, é realizada uma enquete no site (www.sessaoazul.com.br), com ao menos duas opções, para que o público escolha qual filme será exibido.

POSIÇÃO 3 - DENGUE1190X148POSIÇÃO 3 - DENGUE 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.