O mandato do deputado estadual Waldeck Carneiro (PT) homenageou ontem (16), com a Medalha Tiradentes, em sessão solene realizada no Auditório Nelson Carneiro da ALERJ, Marcia Dória Pereira, conhecida como Mãe Marcia D'Oxum. Ela é idealizadora e coordenadora geral do "Matrizes Que Fazem", projeto de ações sociais e afirmativas, sediado e vinculado ao Egbe Ile Iya Omidaye Ase Obalayo, terreiro de Candomblé situado no município de São Gonçalo, no Rio de Janeiro.
De acordo com o Waldeck, a solenidade integra a luta antirracista, contra a intolerância religiosa e o racismo religioso, que ampliou suas proporções no Rio de Janeiro no último período, especialmente na Região Metropolitana. "Temos assistido, estarrecidos, mas também com capacidade de resistência, a ataques recorrentes a terreiros, casas de santo e templos religiosos de matrizes africanas. É importante que reconheçamos a liderança espiritual de Mãe Márcia de Oxum em todo o estado, e também a sua condição de personalidade, como parte dessa luta. O povo negro precisa ainda de reparação, reafirmação dos seus direitos, sua dignidade, sua cidadania, que no campo religioso tem sofrido afrontas cotidianas, ao arrepio da Constituição, inclusive", acentou o parlamentar.
Segundo o deputado, a liberdade de crença e de credo são cláusulas importantes do texto constitucional e o momento de luta é simbólico. "Mãe Márcia é uma referência para diferentes vertentes das religiões de matriz africana, mesmo fora dos limites de sua crença, é uma personagem da cultura do estado, já ocupou posições em órgãos municipais, estaduais e federais. É uma lutadora por políticas públicas de cultura e de promoção da igualdade racial", afirmou Waldeck.
O Egbe Ile Omidaye Ase Obalayo é uma comunidade de Matriz Africana presidida por Mãe Márcia que tem como finalidade o desenvolvimento de projetos e ações nas áreas de cultura, educação, meio ambiente e geração de renda. Mulher, brasileira, negra e apaixonada pelo Candomblé e por todo o movimento de cultura que foi preservado no interior das Matrizes Africanas, Mãe Márcia é ativista contra o racismo, o preconceito e a intolerância religiosa.