No dia 30 de agosto, desde 2006, comemora-se o Dia Nacional de Conscientização da Esclerose Múltipla (EM). A cor que representa a EM é o laranja e o mês de agosto ficou conhecido como “Agosto Laranja”, onde ocorrem promoções de eventos para fazer com que cada vez mais pessoas saibam o que é doença, como diagnosticá-la, tratá-la e viver bem com ela.
Hoje (17/12), no plenário da ALERJ, foi aprovado o Projeto de Lei 929-A/2019, que inclui, no anexo de datas comemorativas do Estado do Rio de Janeiro, o Agosto Laranja, sobre a conscientização da doação de medula óssea. “Neste projeto, o Poder Executivo poderá realizar campanhas priorizando a conscientização sobre o processo de cadastramento e sobre os procedimentos de doação e transplante de medula óssea; o estímulo às pessoas doadoras sobre a necessidade de atualização de seus cadastros; a veiculação de informações precisas no que se refere aos procedimentos de doação; e a divulgação das campanhas por meio de mídias gráficas afixadas em unidades estaduais de saúde”, afirma o deputado estadual Waldeck Carneiro (PT), autor do projeto, que terá 15 dias para sanção do Governador Wilson Witzel.
Sobre a Esclerose Múltipla
A esclerose múltipla (EM) é a doença autoimune, do sistema nervoso central, que mais acomete jovens adultos no mundo inteiro. Não se sabe o que causa a EM, e ainda não há cura para ela, mas já existem diversos tratamentos eficazes para a doença. Dentre seus principais sintomas estão a fadiga, problemas de visão (diplopia, neurite óptica, embaçamento), problemas motores (perda de força ou função; perda de equilíbrio), alterações sensoriais (formigamentos, sensação de queimação). A especialidade médica que diagnostica e trata a EM é a neurologia.