TOPO - PRINCIPAL DOE SANGUE - 1190X148

Supervia terá que distribuir 130 mil bilhetes gratuitos aos usuários da Supervia

Medida é fruto de TAC entre Defensoria e concessionária

Por André Uchôa em 17/12/2019 às 22:06:27

Foto: Agência Brasil

A Supervia - concessionária que administra os trens no âmbito do estado do Rio de Janeiro - terá que distribuir para os usuários do sistema ferroviário mais de 130 mil bilhetes gratuitos. A medida é fruto de um Termo de Compromisso firmado nesta segunda-feira (16) entre a Defensoria Pública, a SuperVia e a (Agetransp).

A indenização coletiva e social é equivalente a R$ 600 mil aos milhares de passageiros que foram prejudicados com a retirada de circulação de 40 trens chineses, em novembro.

Cada pessoa terá direito a dois bilhetes que serão distribuídos em até 45 dias, exclusivamente nos ramais de Japeri, Deodoro, Santa Cruz e Saracuruna. As estação de entrega serão definidas pela Concessionária e a Defensoria.

Paralelamente à celebração do acordo, o Estado (responsável pela aquisição desses trens) está estudando a aplicação de uma multa ao fornecedor pelas falhas apresentadas.

Além disso, o Termo de Compromisso firmado reforça o cronograma de normalização do tráfego ferroviário já acertado com representantes do Consórcio CRRC, da Central Logística, da SuperVia e da Agetransp.

Dessa forma, todos os trens deverão voltar a circular com caixas de engrenagem, novas e temporárias, a partir do dia 17 de janeiro. E, a partir de 22 de setembro, os 70 trens do consórcio chinês devem voltar a operar com caixas de engrenagem novas e definitivas.

O acordo estabelece ainda que, durante o período em que for realizada a troca da caixa de engrenagem provisória para a definitiva (ou seja, de 20 de abril a 22 de setembro de 2020), não pode haver retirada de mais de quatro trens de circulação, simultaneamente, para o mesmo fim. Outros trens só podem sair de circulação para o reparo com o retorno da unidade anterior.

Relembre...

No início do mês de novembro, a concessionária retirou 40 trens de circulação devido a um problema na caixa de tração (engrenagem que transmite rotação do eixo do motor para as rodas), fabricadas pela empresa Voith. Os trens ainda se encontravam em período de garantia.

A atitude revoltou passageiros e prejudicou a ida e volto do trabalho. Por sua vez, a Assembleia Legislativa do Estado cobrou agilidade da empresa durante uma audiência pública das Comissões Especial da Região Metropolitana e de Transportes realizada na sede do Legislativo Fluminense. Até agora, 17 trens voltaram para circulação.

Na ocasião, o presidente da Comissão Especial da Região Metropolitana, deputado Waldeck Carneiro (PT), propôs uma compensação financeira ao usuário através de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) junto à Defensoria Pública.
POSIÇÃO 3 - DENGUE1190X148POSIÇÃO 3 - DENGUE 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.