TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Alunos do coral Canto que Cura apresentam redução de falta de ar e chiado no peito

Após cinco meses de aulas semanais gratuitas, 40 integrantes do grupo melhoraram condição respiratória

Por Portal Eu, Rio! em 22/12/2019 às 11:00:00

Foto: Divulgação

Estudos mostram que cantar promove melhora para quem sofre de doenças respiratórias, reduzindo sintomas como falta de ar e chiado no peito. A prática aumenta o volume de reserva expiratória e pode ser um bom complemento à terapia convencional, com benefícios no funcionamento pulmonar e na qualidade de vida.

Foi exatamente o que foi verificado com alguns integrantes do coral Canto que Cura, da Baixada Fluminense, formado por pacientes do projeto social Brasil Sem Alergia, com apoio da Mudart, que já sofriam com problemas pulmonares. Após a realização de aulas semanais gratuitas por 5 meses, o exame de espirometria (teste de sopro) indicou que a prática do canto promoveu uma melhora significativa na condição respiratória de pacientes. Alguns alunos apresentaram ganho de 200ml na capacidade pulmonar, com um salto de 46% para 52%. A maioria dos integrantes sofria muito com asma, doença que já é a quarta maior causa de hospitalização no país. Atualmente, o coral é formado por 40 pacientes da ação social.

"Cantar estimula a respiração diafragmática, aumentando a capacidade de levar mais oxigênio para os pulmões e preservando a pressão expiratória em pessoas com doenças pulmonares", explica o coordenador técnico do Brasil Sem Alergia, o médico alergista Marcello Bossois. Para ele, o canto ajuda muito na qualidade de vida como um todo, relaxando a zona cervical e permitindo a entrada de ar pela boca e pelo nariz de forma correta. "Percebemos um ganho real de qualidade de vida em nossos pacientes que estão no coral", celebra o especialista, lembrando que todas as atividades do projeto são gratuitas - tanto de diagnóstico e tratamento das doenças pulmonares quanto as aulas de canto.

Bom exemplo
Célia Regina, moradora da Baixada que há alguns anos é compositora, destaca a importância de se tratar no Brasil Sem Alergia. Após fechar o diagnóstico de asma grave por meio de exames na ação social, hoje, com o coral, ela tem a oportunidade de colocar em prática o sonho de ser uma cantora profissional. "O Canto que Cura trouxe minha qualidade de vida e minhas esperanças de volta", afirma. "Graças aos ensinamentos passados durante as aulas, agora não tenho mais as crises de asma e consigo respirar 1000 vezes melhor", comemora Regina. Antes, era internada constantemente por conta das complicações respiratórias.

Mais saúde, cultura e lazer, sem custo
O Brasil Sem Alergia, que desde 2007 leva saúde para moradores do Estado do Rio com a realização de mais de 400 mil atendimentos sem custo em alergias e doenças imunológicas, pretende fazer a diferença também por meio da cultura e do lazer. Desde 2018, o projeto social oferece, gratuitamente, aulas semanais de canto para ajudar no tratamento das doenças respiratórias. Além disso, todos os integrantes do coral recebem, também de forma gratuita, medicamentos específicos para sua doença pulmonar. Ou seja, os pacientes têm, sem nenhum custo, diagnóstico da doença pulmonar, aulas de canto para reduzir os sintomas e tratamento por meio de medicamentos específicos para sua doença.

Conduzidas por um regente coral, as aulas de canto ocorrem na sede do projeto, em Duque de Caxias, na Rua Conde de Porto Alegre, 155, no bairro 25 de Agosto. O coral está de portas abertas para novos integrantes, crianças e/ou adultos. Para mais informações, os interessados devem ligar para (21) 4063-8720 ou (21) 3939-0239 ou acessar www.brasilsemalergia.com.br. O coral já fez algumas apresentações públicas e terá novas performances em breve.

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.