Depois de expectativas e manifestações, a prefeitura do Rio de Janeiro iniciou o pagamento da segunda parcela do 13º salário a algumas categorias profissionais, três dias após o término do prazo legal. Funcionários da Comlurb declaram que o pagamento foi efetuado nesta segunda-feira (23) a garis, agentes de preparo de alimentos e vigias.
Mas o pagamento não contemplou a todos. O prefeito Marcelo Crivella disse em vídeo postado nas redes sociais que apenas os funcionários que ganham até R$ 3.000,00 receberiam neste dia. Os outros só receberão o 13º salário após o Natal, no dia 27 de dezembro.
Crivella disse que o atraso no pagamento dos salários se deve à Rede Globo. Para ele, não existe a crise na saúde. “Vários recursos de nossas contas foram arrestados. Por isso, estamos pagando agora”, disse.
Nas redes sociais, funcionários que ainda não receberam fazem críticas ao prefeito. Fernando Donan, é cético quanto ao pagamento na próxima sexta-feira: “era dia 17, era dia 20, será dia 27. ou vai virar "era" também? tô falando... vamos fazer algo. 2020 está chegando e isso é só um indício do que nos espera”. Já Carla Walsh reclama da falta de dinheiro: “Hoje dia 23 cade o nosso dinheiro ??? Tenho certeza q o dele ta em dia”.