Ayrton Senna é homenageado com um monumento em Copacabana, zona sul do Rio. A estátua tem o tamanho real do ícone brasileiro das pistas - 1,76m - e foi instalada na última quinta-feira (26), em frente ao hotel Copacabana Palace. A peça de bronze é obra do artista Mario Pitanguy, e ficará sobre uma base no formato de pódio, com 80cm, idealizada pelo engenheiro Anderson Pereira, para uma campanha do Hurb - Hotel Urbano.
A escultura é rica em detalhes que certamente hão de impressionar o público pelas semelhanças que vão do uniforme aos traços físicos e expressões de Senna. Pitanguy, que estava fora do país quando recebeu o convite para esculpir o piloto brasileiro que fez história na Fórmula 1, levou seis meses para finalizar a obra e fala do orgulho em executá-la: "voltei para o Brasil extremamente motivado, decidido a fazer o melhor trabalho da minha vida. Foi extremamente desafiador retratar com fidelidade todos os bordados do uniforme, mas acho que o resultado ficou satisfatório".
O engenheiro Anderson Pereira, responsável pela construção do pódio de concreto que servirá de base para a escultura, não hesita sobre o trabalho e opina: "sem dúvida a qualidade da obra do Mario torna primorosa e sem comparação a homenagem ao grande Ayrton Senna e ajuda a destacar o Rio de Janeiro nesse hall de tributos a grandes ícones da nossa história".
Ele explica ainda que, por se tratar de uma campanha de uma empresa particular, a obra é removível, podendo ser deslocada para outros pontos da cidade. Anderson torce para que ela se integre ao cotidiano carioca como forma positiva de intervenção da arte no cenário urbano.
O diretor de marketing do Hurb - Hotel Urbano, Allan Baptista e parte da sua equipe, Ana Júlia e Raissa Zylberglejd, acompanharam o trabalho de instalação. Explicaram que o novo projeto pretende trazer ícones do nosso tempo que se destacaram na história do país. "Ayrton Senna está sendo a primeira representação por ser sinônimo de garra e determinação; ele tem a capacidade de resgatar a autoestima que o brasileiro está precisando. Copacabana foi escolhida por ser um ponto turístico e de grande movimentação da nossa cidade, mas o projeto pretende homenagear outras celebridades em outras cidades turísticas do Brasil", explicou Ana Júlia.
Portanto, só resta ao público pegar as câmeras e correr para abusar da criatividade das fotos com esse monumento integrado a um cartão postal do Rio. Afinal, o Senna, em Copacabana, não podia ser projetado sem essa associação: "toda a composição foi idealizada para que as pessoas possam fazer selfies. Essa é uma grande tendência no monumentalismo público atual", explica o artista Mario Pitanguy.