TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Comando de Insurgência Popular Nacionalista assume autoria do ataque à produtora do Porta dos Fundos

Frente Integralista Brasileira nega, em rede social, ter vínculo com o grupo

Por Leonardo Pimenta em 26/12/2019 às 23:49:35

Foto: Reprodução

O Comando de Insurgência Popular Nacionalista assumiu, nas redes sociais, nessa quinta (26), ser o autor do ataque à produtora do canal Porta dos Fundos. O grupo atirou explosivos de coquetel molotov na produtora do canal. Um vídeo, veiculado na internet, mostra um homem encapuzado junto da bandeira do Império e alega blasfêmia e desrespeito religioso.

“Nós do Comando de Insurgência Popular Nacionalista da Família Integralista Brasileira reivindicamos a ação direta revolucionária que buscou justiçar os anseios de todo povo brasileiro contra a atitude blasfema, burguesa e antipatriótica que o grupo de militantes marxistas culturais Porta dos fundos tomou quando produziu seu especial de natal a mando da mega corporação bilionária Netflix, deixando claro para todo o povo brasileiro, mais uma vez, como o grande capital anda de mãos dadas com os ditos socialistas. O Porta dos Fundos resolveu fazer um ataque direto contra a fé do povo brasileiro se escondendo atrás do véu da liberdade de expressão. Esses malditos servos do grande capital blasfemaram contra o Espírito Santo quando chamaram nosso senhor Jesus Cristo de bastardo e Maria de prostituta de adúltera”, diz um homem no vídeo.

A Frente Integralista Brasileira divulgou uma nota negando ter relação com o grupo e conhecer os autores do ataque.

“O grupo em questão é desconhecido pela FIB e não possuímos com ele qualquer relação. Não temos certeza sobre a autenticidade do vídeo, e por isso não descartamos a possibilidade de ter sido um material forjado com o fim de incriminar os integralistas. O uso de máscaras para tais fins é, com efeito, uma atitude anti-integralista. Aliás, nosso Manifesto-base, o Manifesto de Outubro, de Plínio Salgado, assim afirma: a nossa campanha é cultural, moral, educacional, social, às claras, em campo raso, de peito aberto, de cabeça erguida. Quem se bate por princípios não precisa combinar cousa alguma nas trevas. Quem marcha em nome das ideias nítidas, definidas, não precisa de máscaras", disse o comunicado.

O ator João Vicente de Castro, que faz parte do Porta dos Fundos, prestou declaração na tarde de hoje na Polícia Civil, no bairro da Lapa, sobre o ataque à sede da produtora.

"Estamos falando sobre liberdade de expressão. Não vamos permitir que isso aconteça. Confiamos totalmente na Polícia Civil. Precisamos cortar o mal pela raiz", disse o ator à imprensa, após prestar depoimento.

O canal Porta dos Fundos produziu para a Netflix, um vídeo especial de humor intitulado "A Primeira Tentação de Cristo". No vídeo, o personagem que interpreta Jesus está em uma festa e lhe é revelado que ele foi adotado por José e Maria e que seu pai verdadeiro é Deus. Além dessa cena, o personagem tem um romance gay com outro homem. Várias outras cenas, em tom de humor, são apresentadas, e o conteúdo tornou-se motivo de crítica por parte de religiosos. O ataque à sede da produtora no bairro do Humaitá foi um protesto do grupo integralista contra a veiculação do vídeo.

Segundo a Polícia Civil, as imagens das câmeras de segurança do prédio da produtora mostram quatro homens participando do ataque. Dois estariam em uma moto e outros dois, em uma caminhonete. Como foi possível identificar as placas dos veículos pelas filmagens, os respectivos donos serão chamados a depor na delegacia.

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.